O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, participará nesta sexta-feira (24/8) do I Congresso Internacional de Direto Ambiental “Salvaguardas Socioambientais”, realizado na Corporação Universitária U de Colômbia, em Medelín.
O evento é organizado pela Rede Latinoamericana do Ministério Público Ambiental (REDEMPA), pelo Colégio Antioqueño de Advogados da Colômbia e pelo Núcleo de Estudos Jurídicos e Pesquisas Ambientais (NEPA), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso.
Na ocasião, o Promotor de Justiça Luciano Loubet, que também é Secretário Executivo da REDAMPA, participará como moderador da palestra “A atuação do Ministério Público Ambiental na América Latina”.
Na última quarta-feira (22/8), o Promotor realizou uma visita técnica com a Diretoria de articulação internacional, na Procuradoria-Geral da República em Bogotá, visando buscar parcerias com Ministério Público da Colômbia e com outros MPs da América Latina.
A REDEMPA é uma rede com mais de 250 integrantes de 17 países e tem por finalidade a integração e intercâmbio de experiências entre os mesmos na defesa do Meio Ambiente. Foi criada em 26 de novembro de 2008, na Cidade de Bonito – MS, e teve participação de membros dos Ministérios Públicos do Brasil (Federal e Estadual), Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru, em reunião na qual se traçaram os princípios e objetivos da rede, além das estratégias de atuação.
Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom
Foto: CAOMA