O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça da Comarca de Sete Quedas, Gilberto Carlos Altheman Júnior, participou, nesta semana, da reunião que tratou da implementação do Programa Mulher Segura (PROMUSE) no município.

Na ocasião, foi apresentada às autoridades a metodologia do programa que é voltado para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. O Comandante do 4º Pelotão, o 2º Ten. PM Valente, juntamente com a equipe do Programa Mulher Segura, 1º SGT G. Silva e a Soldado Carina, explicou que as ações do programa se iniciam com a denúncia (geralmente via 190) dando seguimento com a visita da equipe técnica da Polícia Militar a fim de colher informações e avaliar o grau de risco que àquela vítima se encontra. O trabalho finaliza com as ações em conjunto de toda a rede de proteção através do atendimento humanizado e especializado.

Foram discutidas, ainda, possíveis ações conjuntas de toda Rede com o objetivo de promoção de campanhas de conscientização sobre violência doméstica no município de Sete Quedas.

Participaram da reunião, as seguintes autoridades: Milton Zanutto Junior - Juiz Titular da Comarca de Sete Quedas, Gilberto Carlos Altheman - Promotor de Justiça de Sete Quedas, Monalisa Alessi - Secretaria de Assistência Social, Franciele Hertel - Psicóloga do CREAS, Bruna Placido - Psicóloga do CRAS, Luiza Pirolli - Primeira Dama, Nice Rocha - Assistente Social, e os membros do  Conselho Tutelar - Anderson Soares Silva, Aurora Soares e José Palmeira dos Santos.

O Programa

O Programa Mulher Segura é uma iniciativa executada pela Polícia Militar para aprofundar a proteção e promoção à garantia do direito das mulheres de forma especializada. Objetiva o fortalecimento da Lei Maria da Penha e a diminuição da violência doméstica em todas as suas vertentes.

O Programa prevê um trabalho em conjunto com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Polícia Civil e demais instâncias de acolhimento e prevenção como Assistência Social (CRAS E CREAS).

 

Texto: Ana Carolina Vaques/Jornalista-Assecom

Foto: PJ de Sete Quedas