O MPMS realizou, nesta sexta-feira (4/5), o I Seminário Estadual sobre Prestação de Contas das Fundações Privadas ao Ministério Público – A efetividade do Sistema Sicap, evento realizado em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Fundações e Entidades de Interesse Social (CAOFUN) com o Conselho Regional de Contabilidade de MS (CRCMS) e com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
A abertura solene do evento foi realizada pela Fundação Ueze Zharan e a mesa foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos; pela Diretora da Escola Superior do MPMS, Jaceguara Dantas da Silva; pelo Procurador de Justiça e Coordenador do CAOFundações, Aroldo José de Lima; pelo Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Antonio Carlos da Ponte; e pela Contadora, Maria Leny Adania de Sylos, representando a Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Iara Marchioretto.
Este foi o primeiro evento da Escola Superior do Ministério Público sob a direção da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva e, na ocasião, foi realizado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Escola Superior de Mato Grosso do Sul e a Escola Superior de São Paulo.
A Diretora da ESMP Jaceguara Dantas da Silva destacou que a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo é conhecida nacionalmente pela sua tradição, eficiência e reconhecida pelo seu alto grau de excelência. Para a Diretora do ESMP, o Acordo de Cooperação Técnica visa a troca de conhecimentos entre as duas Escolas: “Com certeza esse Acordo vai permitir um grande apoio no momento da estruturação da Escola do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e é com esse apoio que nós pretendemos dar início aos nossos trabalhos. A Escola do Ministério Público veio para contribuir com o aprimoramento profissional de todos, membros e servidores, ouvindo os anseios de todos para direcionar os nossos trabalhos”, concluiu a Procuradora de Justiça e Diretora do ESMP.
O Diretor da Escola Superior do Estado de São Paulo Antonio Carlos da Ponte destacou a importância do acordo entre as duas Escolas e a necessidade da integração entre os Ministérios Públicos: “ A partir do momento que a Escola Superior do Mato Grosso do Sul e a Escola Superior de São Paulo firmam um compromisso com uma magnitude como essa, isso não significa apenas compartilhar experiências, mas também objetivos, nós vamos ter oportunidade de desenvolver alguns cursos conjuntamente e vamos também compartilhar os nossos anseios, as nossa dúvidas. E essa troca de experiências vem de encontro aos interesses sociais”.
O Procurador-Geral de Justiça do MPMS Paulo Cezar dos Passos enalteceu os trabalhos que serão desenvolvidos pela Escola Superior do Ministério Público, destacando a importância para o desenvolvimento de todos que compõe o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul: “É extremamente importante que desenvolvamos um ideal de Ministério Público e tenhamos em mente que nos membros do MP, somos servidores públicos e que existimos em razão da sociedade sul-mato-grossense”.
O evento seguiu com a palestra motivacional realizada pelo Diretor Administrativo da Fundação Manoel de Barros Marcos Henrique Marques e, em seguida, os convidados assistiram à palestra do Coordenador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Eduardo Marcondes Felinto da Silva.
Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom