A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizará, nos dias 21 a 25 de maio, dois eventos voltados para o público interno do MPMS com o objetivo de promover o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos membros e servidores.

O primeiro evento consiste em workshop que abordará o tema "Os Desafios da Computação Forense na Elucidação de Crimes". A iniciativa é voltada para membros e servidores do MPMS e será realizado no Auditório da Famasul no dia 21 de maio às 8 horas. O auditório fica localizado na rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira. Neste dia, será disponibilizado um link com a transmissão online do workshop.

O segundo evento consistirá no Curso “Aspectos Práticos de Computação Forense e Introdução à Análise Forense de Sistemas Operacionais”, que será realizado no dia 21, no período vespertino, e de 22 a 25 de maio, período integral, na sala do Colégio de Procuradores da Procuradoria-Geral de Justiça.

Com uma carga de 40 horas, o curso será ministrado pelo professor Gustavo Pinto Vilar, Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal. O curso tem por objetivo fornecer os conceitos básicos dos procedimentos forenses computacionais e técnicas necessárias para que se possa recuperar e analisar informações obtidas dos sistemas operacionais Microsoft Windows de forma eficaz, além de aprimorar o conhecimento jurídico e técnico na área.

O palestrante do curso “Aspectos Práticos de Computação Forense e Introdução à Análise Forense de Sistemas Operacionais”, Gustavo Pinto Vilar, é Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal - MJ. Formado em Processamento de Dados e Ciência da Computação pela Associação Paraibana de Ensino Renovado. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Serviço Público como Papiloscopista Policial Federal e também como Policial Rodoviário Federal. É Oficial da Reserva de 2ª classe do Exército Brasileiro no posto de Primeiro Tenente da Arma de Cavalaria, trabalhou como Analista de Sistemas na multinacional Xerox do Brasil, foi coordenador de informática na TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), atuou como docente em cursos preparatórios para concursos da Polícia Federal e na rede privada de ensino superior. Atualmente, leciona em cursos como docente presencial e na produção de vídeo-aulas. Autor Revisor do livro Tratado de Computação Forense.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista Assecom

Imagem: Marketing Assecom