Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (19/10), no Espaço Plaenge, em Campo Grande, mais uma edição da campanha “Compartilhe o Natal”. A campanha, que é de autoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo mobilizar a sociedade, órgãos públicos e iniciativa privada, para doação de brinquedos, roupas, entre outros presentes, para crianças e adolescentes de abrigos assistenciais do Estado. O Ministério Público abraça esta causa em especial por uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Durante a abertura da campanha, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos, Francisco Neves Junior, agradeceu a presença e parceria de todos e enfatizou a importância desta ação. “Esta campanha não só tem o intuito de arrecadar brinquedos para crianças carentes e com deficiências, como também tem o objetivo de incluí-las em um contexto social. O Ministério Público Estadual tem a preocupação em dar visibilidade para esta questão, que ainda é considerada delicada”, afirmou.
Em seguida a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos explicou sobre a realização da campanha e afirmou: “Estamos muito felizes em saber que mais parceiros aderiram a esta campanha e poderão, juntos, fazer mais crianças sorrir, pois são crianças muito especiais para nós, porque são crianças com deficiências. Durante a minha atuação na Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, tive a oportunidade de acompanhar a realidade destas crianças e sei o quanto é difícil. Portanto, o nosso objetivo não é somente arrecadar brinquedos, mas sim trabalhar a inclusão e dar visibilidade a uma problemática que, na maioria das vezes, é esquecida pela sociedade”.
Já o Diretor-Presidente da instituição Cotolengo, padre Valdeci Marcolino, agradeceu em nome de todas as entidades e enfatizou que “é por meio de uma campanha como esta que presenciamos o sorriso das crianças, com um olhar diferenciado: de amor, de carinho, de bondade... Nós, como entidade, queremos fazer a coisa certa e é com a ajuda de vocês que proporcionamos um pouco mais de alegria, de esperança, de vida para cada uma destas crianças que precisam de ações solidárias”.
Na oportunidade, o Diretor-Presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, como apoiador da campanha, expressou o seu entusiasmo, contagiado pela iniciativa do Ministério Público Estadual. “Estamos muito felizes em participar e saber que mais e mais empresas estão somando a esta campanha em prol de proporcionar um pouco mais de alegria para estas crianças, em busca da igualdade, diversidade, e proporcionando assim um futuro melhor”, concluiu.
Em nome dos voluntários, o Superman da Liga do Bem aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de cada pessoa fazer a diferença na vida do outro: “Todos nós podemos ser herói, sem precisar vestir fantasia de super-herói. Basta se dedicar e doar um pouco do seu tempo que será um herói na vida de outra pessoa. É com ações solidárias que teremos uma cidade, um estado e/ou um País muito melhor”.
O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Júnior, ressaltou que é uma alegria para o Ministério Público do Trabalho participar dessa campanha para fazer o bem. “São crianças que sofrem dificuldade financeiras, discriminação, e dessa forma [por ações como a da campanha] poderão sentir-se incluídas na sociedade”.
O Deputado Rinaldo Modesto, representando o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, finalizou: “Quero agradecer a todos, pois são ações como esta que tornam o mundo menos pobre, afinal, ninguém é tão pobre que não pode fazer uma doação e ninguém é tão rico que não precisa receber nada. Muitas vezes um abraço, uma palavra amiga, um gesto de carinho transformam a vida de uma pessoa. São iniciativas como esta que fazem uma Campo Grande, um Mato Grosso do Sul ou um País mais humano, mais solidário e mais tolerante”.
A Campanha se encerrará no dia 8 de dezembro. Faça você também uma criança sorrir neste Natal. Participe: www.compartilheonatal.com.br.
Texto: Elizete Alves/Jornalista