Foi lançada, na manhã desta terça-feira (1/8), a Campanha “Agosto Lilás”, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), representado pelo Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior.

A campanha, que tem como principal objetivo combater a violência contra a mulher em todo Estado, conta também com a participação dos Promotores de Justiça: Helen Neves Dutra da Silva, Fernando Jorge Manvailer Esgaib, Ana Lara Camargo de Castro, Camila Augusta Calarge Doreto e Alexandre Capiberibe Saldanha.

De acordo com a Promotora de Justiça Helen Neves Dutra da Silva, o projeto do “Agosto Lilás”, deste ano, recebeu o nome de “Maria da Penha vai às Escolas”. Ele foi criado para levar ao público infanto-juvenil informações sobre o combate à violência e, serão ser desenvolvidas nas escolas públicas a particulares, na Capital e no interior do Estado.

Ela explica ainda que, durante a campanha, será realizado panfletagem, seminários, debates e encontros, relacionados ao tema.

A Lei Maria da Penha nº 11.340 completa 11 anos de criação em 2017 e levanta um debate fundamental para toda a sociedade. Este ano, a campanha “Agosto Lilás” é celebrada com a Lei 4.969/16, sancionada no ano passado e que está inserida no calendário oficial do Estado.

A Campanha conta, também, com a parceria do Tribunal de Justiça, OAB, União dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de MS, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Texto: Elizete Alves/Jornalista

Fotos: 72ª Promotoria de Justiça