O Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa recebeu na manhã desta quinta-feira (09/02) a visita dos servidores do Departamento de Gestão de Pessoas do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Ernani Araújo Preuss e Nancy Cristina Ito Moreira.
A visita técnica teve por finalidade a troca de informações com a Comissão responsável pela implantação do projeto “Gestão por Competências” no MPMS, para conhecimento das estratégias, métodos e técnicas utilizadas.
Participaram da reunião o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e os servidores que compõem a Comissão responsável pela execução do projeto “Gestão por Competência”, Fabiano Alves Davy, diretor da Secretaria de Recursos Humanos; Murilo Rolim Neto, diretor da Secretaria de Administração; Valdemilson Massayoshi Thaada, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Reginaldo de Oliveira Vilanova, chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos; Frederick Werner Castellani Viacek, Chefe do Departamento de Sistemas de Informação e Christiane de Oliveira Landgraf Pinto, Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas.
A opção do Ministério Público do Mato Grosso por conhecer a experiência do MPMS decorreu da percepção de que as estruturas destes Ministérios Públicos são semelhantes em alguns aspectos, como é o caso dos recursos humanos.
Conceito de competências como meta
A implantação do modelo de gestão por competências é uma meta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em observância ao Decreto da Presidência da República n.º 5.707/2006 e ao Acórdão do Tribunal de Contas da União n.º 3.023/2013, que objetivam fortalecer a capacidade do serviço público, aprimorando o fator humano para o alcance de desempenhos e resultados de excelência.
O conceito de competências é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relaciona com o desempenho no trabalho, podendo ser medida e comparada com padrões definidos, bem como, ser desenvolvida por meio de treinamento.
Dessa forma, com o domínio das competências, a realização das ações definidas em seu planejamento estratégico e os resultados previstos serão alcançados com a otimização de recursos.
Evento “Grupos Focais”
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul promoveu em agosto de 2016 o evento “Grupos Focais – Competências Comuns”, no qual foram desenvolvidas dinâmicas para descrever as competências comuns afetas a todos os integrantes da Instituição.
A programação contou com a apresentação do Projeto de Gestão por Competências no âmbito do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e os resultados alcançados com a identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes – CHAs – das competências comuns e sua descrição.
O evento foi coordenado pelo promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa com a colaboração de Maria Julia Pantoja e sua equipe.
Texto: Waléria leite e Giovana Silveira / estagiária – Jornalistas ASSECOM
Foto: Giovana Silveira/ estagiária