O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou de Audiência Pública para discutir a saúde no trânsito de Campo Grande. O evento ocorreu no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) nessa quarta-feira (7/12).

O objetivo da audiência foi buscar, juntos às entidades envolvidas, ações que visem conscientizar a população sobre o assunto, a fim de diminuir o número de acidentes e otimizar o atendimento médico da capital.

De acordo com a Promotora de Justiça, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, Filomena Depólito Fluminham, entre janeiro e novembro 2016, ocorreram cerca de 3400 acidentes de trânsito com vítimas em Campo Grande. De acordo com a ela, o número de vítimas pode ser muito maior, pois os dados são referentes somente aos acidentes.

A Promotora afirma ainda que, “as entidades têm um papel importante, mas a população deve saber e ser cobrada de seu dever. Não devemos somente cobrar o Estado e o Município, mas também o cidadão”.

A mesa foi comandada pelo presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, e foi composta, ainda, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MS, Christopher Scapinelli, pelo presidente da Comissão Especial de Trânsito, Fernando Laranjeira e pela Presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitária e de Saúde, Maria Eugênia de Noronha Anzoategui.

Na ocasião, participaram dos debates o Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Luiz Antônio Moreira da Costa, o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Renato Tolentino Alves e a servidora da SESAU, Maria Sueli Nogueira, representando seus respectivos órgãos.

 

Texto: Maisse Cunha/estagiária – sob supervisão de Waléria Leite/ jornalista

Fotos: OAB-MS