O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), reuniu-se nesta quarta-feira (27/7) com a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), para tratar sobre assuntos pertinentes aos trabalhos realizados e as dificuldades encontradas pela delegacia de polícia.

Durante a reunião, o Delegado Titular da DEFURV, Alberto Vieira Rossi, apresentou aos membros do Ministério Público Estadual um diagnóstico da realidade de trabalho, apresentando os números de procedimentos em trâmite, o número de servidores lotados na unidade, a quantidade de veículos apreendidos no pátio, bem como a necessidade da destinação correta desses veículos.

O delegado também apresentou as dificuldades relativas ao cadastramento de números de boletins de ocorrências que não foram instaurados, além das dificuldades de instaurarem inquéritos antigos.

Os membros do MP, por sua vez, orientaram que todas as dificuldades estruturais devem ser encaminhadas ao Procurador-Geral de Justiça, que, por sua vez, fará os encaminhamentos corretos para sanar essas dificuldades.

Também ficou agendada, para o mês de agosto, uma nova reunião com os representantes da referida delegacia, juntamente com todos os Promotores de Justiça da área Criminal, bem como o Corregedor-Geral de Justiça, para tratar de questões relacionadas aos prazos, à instauração de inquéritos e a boletins de ocorrências.

De acordo com a Promotora de Justiça Luciana Schenk, a reunião foi marcada a partir de uma solicitação do delegado para tratar das questões relativas aos trabalhos da delegacia, pois as dificuldades encontradas acabam interferindo nas investigações, gerando atrasos na instauração e conclusão de inquéritos.

Ela ressaltou ainda que, em visitas técnicas, o GACEP constatou que na DEFURV existe um grande número de boletins de ocorrência que não geram inquéritos policiais, bem como um grande número de veículos sem destinação.

Além do Delegado Alberto Rossi, estiveram presentes à reunião: as Promotoras de Justiça do GACEP, Luciana Moreira Schenk e Bianka Karina Barros da Costa; o Delegado Adjunto da DEFURV, Gustavo Adolpho Bianchi Ferraris; o Diretor Titular do Departamento de Polícia Especializada, Ivan Barreira, além de Promotores de Justiça que atuam na Área Criminal em Campo Grande.

Texto: Elizete Alves/ Jornalista – Assecom MPMS