Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira (29/06), sessão solene para entrega do Troféu “Domingos Veríssimo Marcos”, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nacionalmente no dia 19 de abril. O nome da cacique Enir Bezerra, falecida recentemente na Capital, foi muito lembrado pelos presentes.

“Minha mãe sempre esteve em luta em defesa das populações indígenas. Sua arma? A fala, o diálogo, a paciência e a persistência. Lutou, viveu. Lutou de novo. Continuou vivendo. Deus escolheu levá-la, e aqui ficamos com o coração cheio de saudades. Seus feitos e seu legado aqui ficaram. Para nós, filhos e amigos, o tempo será o senhor da razão. Ela está eternizada em nossos corações”, discursou Maria Auxiliadora Bezerra, filha da cacique.

“Acabamos de perder uma líder. Nossa Enir deixou um legado e toda a família dela é merecedora dessa homenagem. De uma, de duas, de três. Enir plantou a semente do índio urbano em Campo Grande. Ela não começou a vida dela ali no Marçal de Souza há 20 anos atrás”, continuou Silvana Albuquerque, subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena do Governo.

O prêmio foi instituído no âmbito da Casa de Leis por meio do Decreto Legislativo n° 949/06. Na ocasião, foram homenageadas pessoas que têm como principal trabalho a luta pela defesa dos povos indígenas no município.

“Agradeço a Deus por sermos lembrados por nosso trabalho que é desenvolvido para a comunidade indígena. O trabalho desenvolvido dentro da nossa comunidade vem avançando e tendo um grande sucesso em todos os setores da questão indígena. Fica meu agradecimento e que Deus possa nos abençoar”, discursou Genivaldo Flores da Silva, que falou em nome dos homenageados.

Um dos homenageados da noite foi o técnico administrativo da 20ª Promotoria, Guaraci Mendes da Silva. Segundo ele, “a importância de homenagens como essa é que dá visibilidade à causa indígena. Inclusive, aparentemente, sou o único servidor índio do órgão, isso por enquanto... e essa homenagem, em questão, trata-se de reconhecimento aos serviços prestados à comunidade indígena campo-grandense e que, além da militância, sou oriundo da Terra Indígena de Taunay-Ipegue”.

O convite à Guaraci Mendes da Silva foi feito pela vereadora Luiza Ribeiro, e o Servidor faz questão repetir a frase de uma lider indígena, seu primo, Marcos Terena: "Posso ser o que você é sem deixar de ser o que eu sou"; isso resume a gente afirma Guaraci.  “É por isso, que fico muito feliz de ter recebido esse prêmio, e sou muito feliz de ser servidor do Ministério Público Estadual. Faço o que gosto e trabalho num lugar que também defende os mesmos ideais”, conclui Guaraci.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal – colaboração: Waléria Leite – Jornalista – ASSECOM