A Energisa Mato Grosso do Sul inicia a partir de 06 de abril o projeto Conta Cidadã para os clientes residenciais de Campo Grande. A iniciativa consiste na troca de lixo reciclável (como papel, plástico, metal e tetrapak), por desconto na conta de energia elétrica.

 

Para participar do projeto, é preciso que o cliente faça seu cadastro nos postos de coleta, apresentando sua conta de energia. Em seguida, o cliente recebe o Cartão Conta Cidadã que deverá ser apresentado sempre que for realizar a troca. Na primeira troca, o cliente ainda poderá levar duas lâmpadas incandescente ou fluorescentes compactas e trocar por duas lâmpadas LED.

 

Os resíduos coletados terão destinação organizada e correta até a indústria de reciclagem. O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa e segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), irá contribuir para o desenvolvimento regional, tendo como base a geração de renda e o uso eficiente e sustentável da energia elétrica.

 

Empresas também poderão participar convertendo o desconto em benefício de instituições filantrópicas.

 

Na capital, serão disponibilizados seis postos de coleta que funcionarão de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 11h30.

 

No dia 06/04, três postos serão inaugurados:

• Mercadão Municipal (localizado na Rua Sete de Setembro, 65 - Centro)

• Aero Rancho (na praça localizada na Av. Engenheiro Luthero Lopes esquina com Av. Tancredo Neves)

• Moreninhas II (Rua Barreiras, 748).

 

Os demais postos serão inaugurados ao longo do mês de abril.

 

O que poderá ser reciclado

• PAPEL - Papel branco, reciclado, cadernos sem espiral, papelão, cartolina, papel misto (papel de impressora, revistas sem capas, livros sem capas e impressos em geral).

• PLÁSTICO - Embalagens de alimentos, garrafas pet, embalagens de produtos de beleza e limpeza (vazios), baldes, copos descartáveis, bacias, canos e tubos de PVC.

• METAL - Latas de refrigerante e cerveja, latas de alimentos, panela, aço inox, arames e ferros.

• EMBALAGEM TETRAPAK - Caixas de suco, leite, molhos e conservas (vazias).

• LIXO ELETRÔNICO ESPECÍFICO - Celulares com baterias, CPU´s, notebooks com baterias, tablets, nobreaks e estabilizadores.

 

Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado.

 

Como separar os materiais recicláveis:

1. Separe e limpe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Se for necessário, lave-os.

2. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.

3. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.

Fonte: Portal ENERGISA