O Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini, foi agraciado com a concessão do Brasão de Reconhecimento da 5ª Companhia de Polícia Militar (5ª CIPM), em evento que aconteceu nesta quinta-feira (16/7/2015), às 10h30min, em frente à unidade militar na Rua 26 de Agosto, 613, Centro da Capital. A homenagem foi “em reconhecimento a vossa contribuição para com as ações de policiamento da 5ª CIPM em prol da comunidade”.

A concessão do Brasão de Reconhecimento da 5ª CIPM destina-se a agradecer autoridades civis e militares, pelo efetivo apoio, dedicação e colaboração ao longo do primeiro ano de atividade da 5ª CIPM; e aos policiais militares que se destacaram nas atividades de segurança pública durante o período de 2014/2015, pelo seu alto grau de profissionalismo e dinamismo no desempenho de suas atribuições funcionais, contribuindo sobremaneira para elevar o bom nome da corporação.

O evento fez parte das comemorações do primeiro ano daquela unidade militar, que é responsável pelo policiamento na região considerada “centro” e que conta com uma tropa de 120 homens e mulheres. Tem como comandante o Tenente-Coronel PM Oéliton Santana de Figueiredo.

O Ministério Público do Estado, por meio da Secretaria-Geral, contribuiu com doações de computadores, ares-condicionados, mesas, impressoras cadeiras e outros materiais para o bom trabalho dos policiais militares, conforme destacou o Comandante da Unidade Militar.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini afirmou que essas doações fazem parte de uma política da Procuradoria-Geral de Justiça em cooperar com outras instituições face às mudanças constantes no setor de informática do Ministério Público do Estado. Os equipamentos entregues são devidamente revisados para que atendam as finalidades dos órgãos que os recebem.

A cidade de Campo Grande está subdividida, para fins de administração municipal, em sete grandes regiões, denominadas Regiões Urbanas (RU). A Polícia Militar, na distribuição das áreas de atuação de suas Unidades Operacionais, adotou a mesma divisão de áreas. Assim sendo, estabeleceu-se a competência operacional para atuação da 5ª CIPM sobre a RU-Centro. Dentro dessa área, delimitada por algumas das principais vias da Capital Sul-Mato-Grossense, encontram-se treze grandes bairros, com área total de pouco mais de 20 km², e uma população residente de, aproximadamente, 75 mil pessoas. A principal característica da região é abrigar grande quantidade de estabelecimentos comerciais e bancários, apresentando-se, de fato, como centro comercial e financeiro de toda a Capital.

Segundo o Comandante da Unidade Militar, “a importância estratégica da região se mostra evidenciada em alguns dados. O deslocamento diário de pessoas pelas vias da área central, com destaque para os meios de transporte coletivo; fazem com que a RU-Centro tenha uma população flutuante diária de aproximadamente 300.000 pessoas por dia. Destaca-se ainda a presença de diversos hospitais e outras unidades médicas. Some-se a isso o fato de que cerca de metade dos grandes estabelecimentos de ensino se localiza dentro da área, além de cerca de 120 pontos de saques ou estabelecimentos bancários”.

 

Fotos: Pedro Centeno de Oliveira/Estagiário do MPMS

Veja os flagrantes do evento:

Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4; Foto 5; Foto 6; Foto 7; Foto 8