Na segunda-feira (1º/6) foi realizada, no Auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a abertura da extensa agenda em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Com a participação do governador Reinaldo Azambuja, foram entregues licenças ambientais, bem como assinada a autorização para aquisição de bens e equipamentos para a Polícia Militar Ambiental (PMA) e a portaria que implanta o Sistema de Gestão da Qualidade para acreditação dos laboratórios do Imasul.

Na oportunidade, o destaque foi para a entrega do primeiro Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o assentamento 20 de Março, com 69 lotes, localizado em Três Lagoas. O Cadastro foi entregue a um servidor do Incra.

A Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar Bezerra, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA), participou do evento que contou com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que as ações de Governo devem ser planejadas e organizadas. “Nestes cinco meses de governo, já tivemos um avanço no número de licenças em relação ao mesmo período de 2014 (foram 810 licenças em 2015, 100 a mais que no mesmo período de 2014). As ações devem ter regras claras, fiscalização, organização e planejamento. O governo do Estado tem recebido elogios com a agilidade e eficiência na emissão das licenças ambientais”, afirmou.

Para o secretário da Semade, Mato Grosso do Sul tem grandes desafios e planeja as ações para obter resultados. “Elaboramos o roteiro metodológico para os planos de manejo das Unidades de Conservação. Lançamos hoje também um programa de atuação para as atividades de resíduos sólidos. Entregamos o primeiro Cadastro Ambiental Rural para assentamento do Estado. O Imasul tem a meta de realizar o Cadastro Ambiental Rural de 22 mil propriedades de até quatro módulos até o final de 2015. Hoje apresentamos também o Plano de Ação do Car. Estas e muitas outras ações, com o mérito e o esforço de toda a equipe do Imasul e da Semade, têm colocado Mato Grosso do Sul no caminho do desenvolvimento sustentável”, afirmou Jaime Verruck.

Durante o evento, o prefeito de Brasilândia, Jorge Justino Diogo, recebeu a Licença Prévia para o loteamento Isac Honorato Barbosa – são 242 lotes, e a Licença de Operação da Usina de Triagem e Processamento de Resíduos Sólidos. Também a prefeita de Terenos, Carla Castro Rezende, recebeu a Licença de Operação da Usina de Triagem e Processamento de Resíduos Sólidos.

Inauguração

A Coordenadora do CAOMA, Marigô Regina Bittar Bezerra, também participou da inauguração da nova unidade do Sesc Saúde. O Sesc faz parte do Sistema Fecomércio MS, que é um dos parceiros do CAOMA no Projeto de Educação Ambiental.

Fonte: com informações do Imasul

Na foto, a Procuradora de Justiça compondo a mesa de autoridades