O Ministério Público de Mato Grosso do Sul está, desde abril, em um ritmo intenso de treinamentos e implantações para a entrada definitiva na era do processo digital. Na quarta-feira (10/6) começaram os treinamentos dos servidores da Central de Inquéritos Policiais (CIP) e das 68ª e 69ª Promotorias Criminais de Justiça de Campo Grande.

Essas são as duas últimas Promotorias-piloto do Projeto Guaicuru a receberem o Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP), desenvolvido pela Softplan.

Nesta implantação, 16 servidores irão receber capacitação para a utilização do sistema, que já está presente em diversas unidades do MPMS. Após os treinamentos, que totalizarão 16 horas de aula, os servidores das unidades capacitadas terão um acompanhamento de uma semana, onde eventuais dúvidas poderão ser sanadas.

Os próximos passos do Projeto Guaicuru serão as implantações, em julho, na Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual (SEDAP), em Procuradorias de Justiça e na Procuradoria-Geral de Justiça.

Para o Promotor de Justiça Paulo César Zeni, Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, não é possível imaginar a instituição hoje sem o processo digital, pois antes de a solução do SAJ-MP começar a ser implantada no Ministério Público, já era utilizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). "Na verdade nem temos como pensar nisso porque o TJ já implantou, estamos impelidos a seguir o mesmo caminho", assegura.

Banco de Teses e Pareceres também recebe SAJ-MP

No início da semana, na segunda-feira, o MPMS também recebeu a implantação do SAJ-MP no módulo Banco de Teses e Pareceres. Trata-se de um portal “web” para a gestão de conhecimento. "Membros e assessores terão à disposição um repositório único para peças produzidas, que podem ser reutilizadas por outros Procuradores e Promotores, facilitando o compartilhamento de informações", afirma o consultor de produto Ramon Gonçalves.

Para o uso da funcionalidade, foi aplicada uma capacitação ao comitê gestor. O objetivo é que o comitê e a equipe de analistas residentes atuem como multiplicadores de informação.

Sobre o projeto

O Projeto Guaicuru visa a consolidação do processo digital no MPMS. Para isso, diversas implantações do SAJ-MP são realizadas nas unidades da instituição e os servidores recebem capacitação, tornado-se aptos a utilizar a ferramenta. Além de modernizar os fluxos de trabalho do MPMS, as atividades também objetivam a integração do sistema com o TJMS, que também utiliza a solução.

Sobre o SAJ

O Sistema de Automação da Justiça é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.

O SAJ é ferramenta madura que já passou por cinco ciclos de desenvolvimento e incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas que asseguram excepcionais ganhos de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Procuradorias Estaduais e Municipais.

Estudos da Softplan em parceria com Tribunais que usam o SAJ apontam:

47% de ganho na taxa de vazão dos processos (congestionamento);

50% de aumento na produtividade de magistrados;

70% mais agilidade na tramitação dos processos; e

87% de aumento no índice de atendimento de novos processos.

A Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de “softwares” de gestão. Atualmente suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, fazendo a diferença na vida das pessoas. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no Brasil mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan se especializou no desenvolvimento e na implantação de “softwares” de gestão para os segmentos de Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos Cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.

Assessoria de Comunicação Softplan

Foto treinamentos dos servidores da Central de Inquéritos Policiais (CIP) e das 68ª e 69ª Promotorias Criminais de Justiça de Campo Grande