O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, realizou na quinta-feira (21/5) a solenidade de lançamento da campanha sobre Diversidade Sexual.

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, acompanhado da Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos e do Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki, recebeu em seu gabinete os representantes das entidades convidadas.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, ressaltou que todo o material produzido para a divulgação da campanha é o resultado do trabalho brilhante conduzido pela Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos. “Este trabalho foi feito com honra para combater a discriminação e fomentar o respeito”, enfatizou.

O Procurador-Geral de Justiça lembrou também que o combate à homofobia é uma das diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele deixou uma mensagem de apoio às pessoas que sofrem qualquer tipo de discriminação. “As pessoas possuem o direito de viverem felizes e da forma como escolherem”, completou.

A titular da 67ª Promotoria de Justiça, Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, na realização da campanha. “Quando assumi a Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, o Dr. Humberto deu total apoio para atuação pró-ativa, e desde então, o trabalho está sendo realizado com o respaldo do Procurador-Geral e da Instituição para o efetivo combate à discriminação”, enfatizou.

Para o presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MS, Julio Valcanaia, o apoio do Ministério Público do Estado no combate à homofobia é de extrema importância e fortalece as entidades na luta por seus direitos. “Agradeço ao Dr. Humberto pela iniciativa, que é de grande valia para a nossa luta contra a discriminação”, ressaltou.

Sobre a campanha, a representante da Bem Mulher - Direitos e Diversidades, Cristiane Duarte, parabenizou o Ministério Público Estadual pela iniciativa e também pela qualidade do trabalho. “Enquanto educadora, temos pouco material para trabalhar, e este material da campanha é pedagógico e bem acessível”, finalizou.

Participaram ainda da solenidade Sebastião Campos Arinos Junior, represente do Grupo Iguais; David Andrade, representante da Rede de Homens Gays e Bissexuais de MS - Rede Apolo; Cristiane Stefanny, presidente da Associação de Travestis e Transexuais de MS - ATMS; e Juliana Funes, Técnica da Superintendência Estadual de Políticas de Direitos Humanos.

Clique aqui para visualizar o Cartaz da Campanha.

Clique aqui para visualizar o Informativo.

Na foto de capa, momento do lançamento da campanha

O Procurador-Geral de Justiça durante o lançamento da campanha