O Promotor de Justiça de Dourados/MS, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa MPMS, é o responsável pela produção do texto da Cartilha Inovação por meio de Projetos, que está sendo disponibilizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a todos os membros dos Ministérios Públicos do Brasil. O Promotor de Justiça é Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS e coordena o Grupo de Trabalho de Projetos do Fórum Nacional de Gestão (GT Projetos/FNG), da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

Conforme o documento, o aumento da demanda vem exigindo do MP maior estruturação, com a realização de concursos públicos e a aquisição de bens e equipamentos, viabilizando melhor qualidade de atendimento à população. Entretanto, o aperfeiçoamento profissional depende de atitude, de coragem e de dedicação daqueles que integram o quadro de Servidores e Membros do Ministério Público, Instituição que é destaque no âmbito nacional pela credibilidade alcançada em razão dos resultados obtidos no pleno exercício de suas atribuições.

Quando se fala em aperfeiçoamento, estamos tratando de melhorias na forma de atuação, o que implica na criação de algo novo. Por se tratar de algo novo, a novidade traz aquela natural insegurança, ou até mesmo medo, de enfrentar o desconhecido. Por sua vez, ao lidarmos com o “desconhecido”, maiores esforços são exigidos, necessitando assim do efetivo planejamento para o enfrentamento das situações que surgirão, para atingirmos o resultado almejado.

O Promotor de Justiça lembra que o planejamento exige a centralização de esforços para se estabelecer os caminhos a serem seguidos. Quando se planeja e se visualiza as inúmeras ações a serem praticadas, chega-se à conclusão de que agir sozinho não é a melhor opção para se alcançar o resultado. Com planejamento, são também identificados os impactos, reduzindo assim os prejuízos.

Com planejamento, são também identificadas as dificuldades que possam surgir pela frente. Com isso, é possível se preparar da melhor forma possível para enfrentá-las, diminuindo e as consequências caso venham a ocorrer.

A formalização dos projetos propicia o registro de todos os passos que foram tomados para obtenção do resultado, o que viabiliza o aproveitamento da experiência num “banco de lições aprendidas” a ser utilizado em outros projetos. Com o trabalho de equipe, o projeto possibilita maior integração entre membros, servidores e até mesmo outros órgãos/entidades que participam na condição de parceiras do Ministério Público.

Com tais assertivas, a cartilha incentiva os membros e servidores do Ministério Público a procurarem a Unidade de Projetos da Instituição, que irá lhe auxiliar com metodologia própria e fornecendo todas as informações necessárias para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

A Cartilha Inovação por meio de Projetos foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Misto/Fórum Nacional de Gestão: Projetos & Comunicação; produção textual do GT Projetos/FNG, e supervisão editorial e revisão da Assessoria de Comunicação do CNMP.

Planejamento Estratégico

A Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP tem por objetivo atuar na estruturação da gestão estratégica da Instituição e na condução democrática do processo de planejamento, de longo e médio prazo, das diretrizes de ação do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público como um todo. Inclui também em seu escopo de atuação, a condução dos trabalhos de formulação de indicadores de desempenho, a troca de experiências em gestão com as Unidades do Ministério Público e a análise de indicadores e estatísticas institucionais.

O CNMP vem promovendo 18 ações nacionais com o objetivo de concretizar os resultados institucionais do seu Mapa Estratégico Nacional, com base em projetos construídos e adotados pelas diversas unidades do Ministério Público.

Banco de Projetos do Ministério Público tem por objetivo mapear os projetos bem-sucedidos e disseminar boas práticas de gestão no Ministério Público brasileiro. O Banco de Projetos permite aos Ministérios Públicos o cadastro, via internet, de boas práticas de gestão e de projetos de sucesso. As iniciativas cadastradas ficam disponíveis para consulta no intuito de estimular que experiências de sucesso sejam replicadas em todo o Brasil.

Na foto, o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa durante explanações no CNMP

Veja a capa da cartilha

 

Veja o link sobre a cartilha

http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Cartilha_Inovacao_PDF.pdf