O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, anunciou durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, na terça-feira (07/04), que o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP) lançado no dia 30/03, às 10h, em Camapuã, a 140 quilômetros de Campo Grande/MS, começou a operar na segunda-feira (06/04), após treinamentos dos Promotores de Justiça e servidores daquela comarca. Camapuã foi escolhida como comarca piloto para a implantação do Sistema no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Uma equipe de técnicos de informática do Ministério Público do Estado e da Softplan, empresa responsável pelo sistema, estão desde o final de março naquela cidade prestando suporte aos Promotores de Justiça da cidade, Douglas Silva Teixeira e Marcelo Ely e aos servidores das Promotorias de Justiça. O objetivo foi proporcionar o conhecimento necessário à utilização do Sistema SAJ/MP para o desenvolvimento do trabalho diário das Promotorias de Justiça.

Após esse período em Camapuã para analisar o desenvolvimento do sistema e sua integração com o sistema de processamento eletrônico com o Tribunal de Justiça do Estado, o SAJ-MP será implantado na Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado, em duas Procuradorias de Justiça de Campo Grande, no Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) da PGJ, no Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX), no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOMA), no Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de MS, no Conselho Superior do Ministério Público do Estado e na Procuradoria-Geral de Justiça.

Sistema

O Sistema, lançado em 15 de agosto de 2014 na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, é um programa avançado de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Desde o ano passado, uma equipe de técnicos do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação de Mato Grosso do Sul (CETI), órgão da Procuradoria-Geral de Justiça, em conjunto com técnicos da empresa Softplan, vem trabalhando nesse sistema para iniciar o treinamento dos Membros do Ministério Público do Estado. O sistema não é desconhecido da Instituição, pois o MPMS vem atuando maciçamente nos processos judiciais eletrônicos do sistema SAJ-TJ (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), mediante o uso de senhas cedidas pelo Poder Judiciário.

Justiça

Também o SAJ (Sistema de Automação da Justiça) está na vanguarda quando o assunto é informatização e gestão de informações para a Justiça. Com 17 anos de desenvolvimento e constante evolução, passando por cinco ciclos de tecnologia, o sistema incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas que asseguram excepcionais ganhos de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministério Público e Procuradorias. Desenvolvido em parceria com sete Tribunais de Justiça Estaduais, os quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na Justiça Estadual Brasileira, o SAJ busca uma prestação jurisdicional ágil e acessível.

 

Na foto, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Humberto de Matos Brittes