O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ASMMP) e o Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público abriram na quinta-feira (09/04), às 15h, o I Encontro Regional do MPMS em 2015 e a XXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP). A abertura do evento foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes e pela Presidente do CNOMP, Procuradora de Justiça de Minas Gerais, Ruth Lies Scholte Carvalho.

A abertura dos dois eventos que acontecem simultaneamente teve como palestra inaugural a “Implementação da Legislação Florestal pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Atuação da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Bonito” explanada pelo Promotor de Justiça de Bonito/MS, Luciano Furtado Loubet. Os dois eventos acontecem em Bonito/MS, no Auditório “Karuha” e na Sala “Kadweu” no Zagaia Eco Resort. Ambos reunem Procuradores de Justiça, Ouvidores e Promotores de Justiça de todo Brasil.

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes destacou a importância do aperfeiçoamento dos colegas e da integração entre os Ministérios Públicos afim de melhorar a qualidade no atendimento a população.

Segundo a Procuradora de Justiça de Minas Gerais, Ruth Lies Scholte Carvalho a escolha pela cidade de Bonito/MS foi assertiva já que a cidade é modelo para o Brasil na área de preservação ambiental.

Em seu discurso, o anfitrião, o Procurador de Justiça Ouvidor do Ministério Público do MS, Olavo Monteiro Mascarenhas, destacou o sentimento de gratidão aos colegas ouvidores por aceitar realizar o encontro em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Promotor de Justiça Lindomar Tiago, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), o Encontro serve para atualizar os colegas com a troca de experiências entre as comarcas, além disso, o Promotor também destacou a importância da Reunião de Ouvidores para alinhar as constantes evoluções na Lei de Acesso a Informação, trabalho que influencia a vida do cidadão e a transparência do gasto público.

A mesa para a abertura do evento foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, pela Presidente do CNOMP, Procuradora de Justiça de Minas Gerais, Ruth Lies Scholte Carvalho, pelo Procurador de Justiça e Ouvidor do MPMS Olavo Monteiro Mascarenhas, pelo Presidente da ASMMP Lindomar Thiago, pelo Corregedor-Geral de Justiça Mauri Valentim Riciotti e pelo Presidente da OAB seccional Bonito Gil Marcos Saut.

Na abertura do evento, o grupo “As Meninas Cantoras de Porto Murtinho”  emocionou a plateia com uma versão original da música Galopeira.

Manhã

No período da manhã os Ouvidores realizaram uma visita técnica à Gruta do Lago Azul, no município de Bonito. A intenção da visita foi mostrar as iniciativas de preservação ambiental que o Ministério Público do Estado tem realizado neste sentido.

A Gruta do Lago Azul foi descoberta na década de 70 por peões de fazendas da região. Com elevado número de visitas surgiu a necessidade de um controle para a preservação da fauna e flora. Na década de 90, depois de uma reportagem a nível nacional milhares de turistas desembarcaram na cidade de Bonito/MS. A área também possui fósseis pré-históricos de uma preguiça gigante e de um mamute.

 

Na foto de capa, as autoridades que fizeram parte da mesa que deu início aos trabalhos

Na foto, o Promotor de Justiça de Bonito/MS, Luciano Furtado Loubet

Na foto, a visita técnica dos Ouvidores à Gruta do Lago Azul, no município de Bonito

Na foto, a Gruta do Lago Azul

Na foto, os participantes dos eventos no salão do local

Na foto, o grupo “As Meninas Cantoras de Porto Murtinho” durante a abertura dos eventos

Arte 1

Arte 2

 

Texto e fotos de: Thayssa Maluf de Mello