As Promotoras de Justiça de Direitos Humanos e da Saúde Pública de Campo Grande/MS, respectivamente Jaceguara Dantas da Silva Passos e Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, e a médica Beatriz Figueiredo Dobashi, foram homenageadas na terça-feira (09/12) durante a abertura do VII Encontro de Conselheiros de Saúde de Campo Grande, no prédio da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (S::S::C::H::), Rua Pedro Celestino, 3.283, Bairro São Francisco.

As Promotoras de Justiça foram homenageadas como benfeitoras pela brilhante atuação na saúde pública e responsabilidade compartilhada com Controle Social sob a Gestão Pública/Olhar Humanizado no serviço de saúde e atuação pela garantia dos Direitos Humanos. A Promotora de Justiça Filomena Fluminhan recebeu flores e placa do Secretário de Saúde do Município, Jamal Mohamed Salem e a Promotora de Justiça Jaceguara Passos recebeu flores e placa de Ione de Souza Coelho, Coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

Para prestar as homenagens, o Conselho Municipal de Saúde levou em consideração que é uma realidade a gestão democrática, efetiva participação da sociedade nos Conselhos Locais de Saúde, comitês, comissões técnicas, comissões intersetoriais e grupos de trabalho na área de saúde. Hoje são 826 conselheiros de saúde no Município de Campo Grande, parceiros na construção de políticas públicas de saúde e no zelo pela execução com qualidade das mesmas.

O VII Encontro de Conselheiros de Saúde contou com painéis sobre “Aos caminhos da Gestão em Saúde no Mato Grosso do Sul: da Reforma Sanitária no COAP”, pela médica Beatriz Figueiredo Dobashi; “Violência no Trânsito, Epidemia nos Indicadores de Saúde, com palestras por representantes do Detran/MS, da Agetran e do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran); Prática Vivência e Protagonismo, contribuindo na Construção de Política Pública de Saúde; e Projeto Motorista Prudência no Trânsito: os Moradores Deste Bairro Estão de Olho em Você.

Também foram feitas apresentações da situação da atenção básica dos Distritos Sanitários de Saúde e o levantamento das Obras de Unidades de Saúde; e das experiências exitosas dos Conselhos Locais de Saúde das Unidades de Referência em Saúde (CEM, CEDIP, HRMS, Santa Casa, CEI e Centro do Homem).

No dia 10, quarta-feira, está previsto o “Ato Público em Prol da Saúde Pública”, com uma caminhada até a Prefeitura de Campo Grande, com um abraço simbólico por mais recursos para saúde e investimento na atenção básica nas Unidades de Saúde dos bairros e comunidades.

A mesa de abertura dos trabalhos do VII Encontro de Conselheiros de Saúde contou com o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Lastória: do Secretário Municipal Jamal Mohamed Salem; de Ione de Souza Coelho, Coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde; de Ricardo Alexandre Bueno, Coordenador da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde; de Cleonice de Alves Albres, representantes do Fórum dos Usuários do SUS; e de Silmara Teixeira Pires Confortini, representante do Fórum dos Trabalhadores.

Confira o momento da homenagem da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan e da Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos.

 

Na foto, as Promotoras de Justiça de Direitos Humanos e da Saúde Pública de Campo Grande/MS, respectivamente Jaceguara Dantas da Silva Passos e Filomena Aparecida Depólito Fluminhan.