O Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul durante sessão solene realizada terça-feira (02/12), às 14h, no plenário do Colendo Colégio, fez a entrega do “Colar do Mérito Manuel Ferraz de Campos Salles” ao Governador do Estado, André Puccinelli”, pelos relevantes serviços prestados em benefício da Instituição.

A homenagem foi proposta pelo Procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira na reunião extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça realizada no dia 30 de outubro de 2014. Resolução nesse sentido foi assinada pelo Presidente do Colégio e Procurador-Geral de Justiça do Estado, Humberto de Matos Brittes. O evento contou com a presença de Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e demais autoridades.

O Procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira, ao falar em nome do Colégio de Procuradores de Justiça após citar a Bíblia Sagrada em Romanos 3;23, que “todos pecaram, e destituídos estão da Glória de Deus” e de lembrar que todos que estão sobre a face da Terra apresenta falhas, deficiências, defeitos e imperfeições, disse que “tenho certeza Senhor Governador, de que as qualidades e as virtudes de Vossa Excelência suplantam em muito os Vossos defeitos e imperfeições, sobretudo a Vossa famosa braveza e o famoso gênio e forte temperamento”.

Mais adiante, o Procurador de Justiça afirmou que “sensível aos nossos reclamos frente à crescente necessidade de aparelhamento e de compatível estruturação administrativa e financeira de nossa Instituição, o Governador André Puccinelli, em tudo nos atendeu”.

Também na oportunidade, o Procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira registrou o constante e inestimável apoio também recebido do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Jerson Domingos, “que sempre nos apoiou ao lado de nosso Governador”.

Em seguida, o Governador André Puccinelli fez uso da palavra, lembrando-se de quando começou a trabalhar no Estado, pela cidade de Fátima do Sul. Lembrou dos seus pais, citou o apoio da família, falou de sua  alegria em receber o Colar e seu respectivo diploma e teve momentos de emoção, indo às lágrimas.

O último a usar da palavra foi o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, que destacou o apoio do Governador André Puccinelli ao Ministério Público do Estado durante toda a sua administração. Também agradeceu a presença de autoridades e aos Membros do Ministério Público do Estado.

Prestigiaram o evento, o Deputado Estadual Jerson Domingos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; o Promotor de Justiça Paulo Cezar dos Passos, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, que nesta quarta-feira (03/012) toma posse como Procurador de Justiça; além dos Assessores Especiais da Procuradoria-Geral de Justiça, Cristiane Mourão Leal dos Santos e Paulo César Zeni.

Também prestigiou o evento, o Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

Até agora, a Comenda havia sido outorgada somente a quatro personalidades: o ex-governador Wilson Barbosa Martins (1998); ao saudoso Procurador de Justiça Nereu Aristides Marques (2002); ao ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT” (2004); e ao Deputado Londres Machado (2006). O Governador André Puccinelli é a quinta personalidade a ser agraciada com esta mais alta Comenda, em atendimento à deliberação unânime do Colendo Colégio de Procuradores de Justiça em sessão extraordinária do dia 30 de outubro de 2014.

O “Colar do Mérito Manuel Ferraz de Campos Salles” é uma homenagem ao grande estadista Manuel Ferraz de Campos Salles, natural de Campinas/SP, quando Ministro da Justiça no Governo Provisório, em 1890, adotou as primeiras providências para que o Ministério Público adquirisse contornos de Instituição. O insigne brasileiro é considerado o Patrono do Ministério Público do Brasil e o precursor da independência do “Parquet” em nosso País. A honraria foi instituída pela Resolução nº 001, de 13 de fevereiro de 1995.

Na foto, o Procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira fala em nome do Colégio de Procuradores de Justiça.