O Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira (11/12) a última sessão do ano, oportunidade em que o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, aproveitou para agradecer os Conselheiros e destacar os trabalhos dos Procuradores de Justiça que encerram o ano com suas atividades em dia. Lembrou que os Procuradores de Justiça têm saído vitoriosos em grande parte de seus recursos junto aos Tribunais. Ainda elogiou a atuação dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOs).

O Procurador-Geral de Justiça também falou da renovação no Colégio de Procuradores durante o ano, com as posses das Procuradoras de Justiça Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya e Mara Cristiane Crisóstomo Bravo no dia 14 de março de 2014; do Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes em 26 de setembro deste ano; do Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva, no dia 24 de outubro deste ano; e do Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos, no último dia 3 de dezembro.

Na sessão de quinta-feira, o Procurador-Geral de Justiça deu as boas vindas ao Procurador de Justiça Paulo Passos, que fez sua estreia no Colégio e destacou o seu trabalho frente à Chefia de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, afirmando que o Colégio de Procuradores só tem a ganhar com a sua experiência jurídica.

O Procurador-Geral de Justiça também destacou as vitórias do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em várias áreas durante este ano, principalmente a aquisição do Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ/MP), um avançado sistema de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Lembrou que a atuação no processo judicial eletrônico já ocorre há certo tempo, através do SAJ-TJ (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), que vinha suprindo as necessidades processuais primárias, mas, na atualidade, esta condição não mais contempla a magnitude e relevância da atuação Ministerial, mormente aquela voltada à defesa dos interesses metaindividuais.

O Sistema SAJ/MP foi concebido e desenvolvido para atender as necessidades do Ministério Público, levando em consideração todas as suas particularidades. Automatiza o trabalho dos Promotores, Procuradores e servidores do MP, oferecendo tecnologias desenvolvidas especificamente para a gestão do processo digital, tais como GED, workflow, pasta digital e certificação digital.

Na foto, o Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos, durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça