O Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan ministrará palestra no dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro, no evento Global Mediation Rio, Fórum Global da Mediação, promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O evento contará com a participação de palestrantes nacionais, dentre eles Ministros do STJ e outros de diversos países das Américas, Europa e Ásia. O Promotor de Justiça foi convidado para o evento em razão da experiência profissional e acadêmica, como participante e integrante do V Grupo de Trabalho, que tratará sobre o tema: Mediação Comunitária.

A palestra do Promotor de Justiça de MS, intitulada “Mediação como Momento-Instância Legitimador da Resolução de Crises: do Ambiente Livre ao Sistema Prisional”, analisa criticamente o atual estágio da mediação no Brasil. Serão enfrentadas as bases legais, as premissas metodológicas, os obstáculos estruturantes do sistema de Justiça e a cultura do litígio judicial que anima a sociedade brasileira, dificultando a evolução e prejudicando a eficiência.

O Global Mediation Rio acontecerá entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014, e tem como objetivo propiciar o debate intercultural e transdisciplinar sobre outras metodologias na resolução de conflitos.

A Conferência Magna de abertura deverá ser feita pela Ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, a partir das 19h30min do dia 24 de novembro. Estão sendo aguardadas as presenças do Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do Supremo Tribunal Federal; do
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; da Desembargadora Leila Mariano, Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); de Sérgio Zveiter, Deputado Federal, Relator do Projeto de Lei da Mediação; Desembargador Roberto Guimarães, Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), entre outras personalidades.

Estudantes, professores e demais profissionais das Ciências Sociais aplicadas estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro em uma semana de estudos durante esse evento para uma reflexão crítico-construtiva do acesso à Justiça e fortalecimento da cidadania, discutido os mecanismos de resolução de conflitos e fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade constitucional.

Além de professores, destacados especialistas, juristas, sociólogos, psicólogos, pedagogos e vários outros profissionais envolvidos em pesquisas e com instituições atuantes em processos de resolução de conflitos, mediação e outras técnicas transversais, estarão no evento trazendo suas visões de mundo e contribuições ao fortalecimento da cidadania repensando a atuação da Justiça.

Alexandre Raslan é Membro Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF. Raslan é Promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul desde 1995, Mestre em Direito, autor de diversos artigos e livros jurídico, e tem atuado no CNMP, também, perante a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Público.

Maiores informações sobre o evento: http://www.globalmediationrio.org/index.php.

Na foto, o Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan