O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Humberto de Matos Brittes recebeu na manhã de quinta-feira (06/11) em seu gabinete a Procuradora de Justiça e escritora Ariadne de Fátima Cantú da Silva, que pouco antes havia sido homenageada na Governadoria, Parque dos Poderes, durante evento de lançamento do livro Vozes da Literatura, pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Durante a visita, a Procuradora de Justiça fez a entrega de um exemplar da obra ao Procurador-Geral de Justiça. O livro, com mais de 300 páginas e fino acabamento, apresenta perfis e fotos de 50 escritores, entre homenagens póstumas e autores contemporâneos de nosso Estado.

“Trata-se da quinta publicação da série Vozes, que homenageia expressivos artistas sul-mato-grossenses”, sublinha o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. “Neste volume, 50 nomes que fizeram e fazem Literatura em nosso Estado se dão a conhecer um pouco mais. São cronistas, poetas, contistas, romancistas, ensaístas, memorialistas, historiadores – representantes do que se pode conceituar Literatura em seu sentido mais amplo.”

Segundo os organizadores do livro, Fabio Pellegrini e Melly Sena, o trabalho de elencar os nomes enfocados foi uma árdua missão. Felizmente, não por falta deles e sim pelas revelações que vêm se multiplicando em nosso Estado, somando-se a autores consagrados e constituindo uma crescente produção que, certamente, frutificará cada vez mais pujante nas gerações futuras.

Os perfis dos escritores foram redigidos por 48 autores convidados, conhecedores da vida e obra de cada um dos homenageados. O texto de apresentação, de autoria de Albana Xavier Nogueira, traça um panorama da história da Literatura em nosso Estado, desde os primeiros relatos feitos por viajantes e desbravadores (como Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Ricardo Franco de Almeida Serra e Augusto João Manoel Leverger) até a aplicação das novas tecnologias na área e o necessário trabalho de formação de leitores, passando pelo papel desempenhado pela imprensa na descoberta e revelação de talentos.

A apresentação visual da obra, que tem design gráfico assinado pela artista visual Desirée Melo, é valorizada pelo trabalho fotográfico de Rachid Waqued, que assina a maioria dos retratos dos autores. O livro posteriormente será distribuído a bibliotecas, escolas públicas e instituições culturais.

Na foto, a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva e o Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes