Ao longo do mês de novembro, será realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), com a adesão de diversas unidades do Ministério Público brasileiro, mobilização no enfrentamento ao racismo. Trata-se da campanha "MP no Enfrentamento ao Racismo", uma ação do Projeto "Racismo: Conhecer para Enfrentar", coordenado pelo Grupo de Trabalho 4 - Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Cultural, da CDDF.

A campanha tem como objetivo fomentar iniciativas nas unidades ministeriais como audiências públicas, reuniões, eventos e divulgação de materiais nas redes sociais que contribuam para o aprimoramento da atuação do MP no enfrentamento ao racismo, bem como a intensificação de sua interação com as demais instituições públicas e organizações da sociedade civil na luta pela igualdade racial.

Em Mato Grosso do Sul, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, titular da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande vem se mobilizando há algum tempo no enfrentamento ao racismo.