Acontece nesta quinta-feira (06/11) às 8h30min, na Governadoria, Parque dos Poderes, o lançamento do livro Vozes da Literatura, pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A obra, com mais de 300 páginas e fino acabamento, apresenta perfis e fotos de 50 escritores, entre homenagens póstumas e autores contemporâneos de nosso Estado. A Procuradora de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e escritora, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, está entre os homenageados.

“Trata-se da quinta publicação da série Vozes, que homenageia expressivos artistas sul-mato-grossenses”, sublinha o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. “Neste volume, 50 nomes que fizeram e fazem Literatura em nosso Estado se dão a conhecer um pouco mais. São cronistas, poetas, contistas, romancistas, ensaístas, memorialistas, historiadores – representantes do que se pode conceituar Literatura em seu sentido mais amplo.”

Segundo os organizadores do livro, Fabio Pellegrini e Melly Sena, o trabalho de elencar os nomes enfocados foi uma árdua missão. Felizmente, não por falta deles e sim pelas revelações que vêm se multiplicando em nosso Estado, somando-se a autores consagrados e constituindo uma crescente produção que, certamente, frutificará cada vez mais pujante nas gerações futuras.

Os perfis dos escritores foram redigidos por 48 autores convidados, conhecedores da vida e obra de cada um dos homenageados. O texto de apresentação, de autoria de Albana Xavier Nogueira, traça um panorama da história da Literatura em nosso Estado, desde os primeiros relatos feitos por viajantes e desbravadores (como Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Ricardo Franco de Almeida Serra e Augusto João Manoel Leverger) até a aplicação das novas tecnologias na área e o necessário trabalho de formação de leitores, passando pelo papel desempenhado pela imprensa na descoberta e revelação de talentos.

A apresentação visual da obra, que tem design gráfico assinado pela artista visual Desirée Melo, é valorizada pelo trabalho fotográfico de Rachid Waqued, que assina a maioria dos retratos dos autores. O livro posteriormente será distribuído a bibliotecas, escolas públicas e instituições culturais.

Na foto, a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva