A implantação de um parque com brinquedos destinados a crianças e adolescentes com deficiência física no Parque das Nações Indígenas anunciado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) durante o lançamento da Campanha de Conscientização “Essa Vaga é Muito Especial”, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, começa a ganhar corpo a partir de agora. É que o CDL está providenciando a aquisição do material necessário com o apoio de empresários e parceiros que aceitaram abraçar esta causa social. A CDL é uma das parceiras do MPMS.

Para o Presidente da CDL, Ricardo Kuninari, “esta será uma iniciativa da entidade, mas a conquista será daquelas crianças que realmente precisam de um espaço como este. O parquinho adaptado é mais do que um direito dessas crianças, é na verdade um dever nosso realizar este espaço e por isso estamos humildemente solicitando que os empresários participem dando sua contribuição e fixando a marca de sua empresa no local”.

Este será o primeiro parque adaptado de Campo Grande e a iniciativa possibilitará a inclusão de muitas crianças que necessitam de acessibilidade e a melhor maneira de garantir essa acessibilidade é proporcionar um espaço de brincadeiras. Ainda no projeto está prevista a instalação de bebedouros adaptados.

A Campanha de Conscientização “Essa Vaga é Muito Especial” sobre as políticas de acessibilidade no que concerne à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às Pessoas Com Deficiências (PCD) e Idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e de transporte público, assentos e demais adequações necessárias para o transporte seguro, foi lançada em 11 de setembro de 2014 pelo Ministério Público do Estado e seus parceiros através da Comissão de Promoção à Acessibilidade, em evento realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS).

Naquela oportunidade, Ricardo Kuninari, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), anunciou durante discurso que estava tomando as providências para a implantação de um parque de diversões destinadas a atender às Pessoas Com Deficiências (PCD), no Parque das Nações Indígenas.

O lançamento da campanha, que vem ganhando corpo em Campo Grande, contou com a presença de várias autoridades e de vários órgãos e entidades privadas que vêm se empenhando nesse trabalho para facilitar a vida de quem necessita de acessibilidade ou das vagas de estacionamento destinadas a cadeirantes ou idosos nas ruas ou em estabelecimentos comerciais e de ensino, entre outros.

Na foto, brinquedo adaptado para crianças no Parque do Ibirapuera/SP

Foto: centauroalado.blogspot.com.br/