O dia 06 de outubro foi consagrado como o Dia Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul. Diante do aumento de casos registrados de violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Água Clara/MS e com o objetivo de alertar a sociedade para a necessária proteção destes, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Promotora de Justiça Ludmila de Paula Castro Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Polícia Civil e escolas, realizou uma passeata pelas ruas da cidade e panfletagem na terça-feira (07/10).

A movimentação contou com cerca de 500 pessoas, dentre as quais aproximadamente 400 adolescentes, além de professores e técnicos da rede de saúde e assistência social. Foram preparados cartazes e faixas para divulgar os meios de denúncia dos crimes de violência sexual. Além disso, foram distribuídos panfletos com divulgação das vias para recebimento de denúncia, com informações sobre a Ouvidoria, Disque 100, Conselho Tutelar, Ministério Público e Polícia Civil.

A união e engajamento da sociedade civil contra a violência sexual permite que os casos sejam levados ao conhecimento das autoridades para que sejam adotadas as providências a fim de repelir esse mal que interrompe a pureza da infância e juventude.