A Promotoria de Justiça da Comarca de Bataguassu e de Santa Rita do Pardo, por meio do Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki, organizou e realizou, na quinta-feira (07/10) evento na Câmara Municipal de Santa Rita do Pardo, abordando a violência doméstica contra a mulher.

O evento foi iniciativa do Promotor de Justiça Substituto, em parceria com a Delegacia de Polícia, a Polícia Militar, a Câmara Municipal, a Prefeitura, o Conselho Municipal da Mulher e demais segmentos sociais de proteção aos direitos humanos e das minorias.

Na ocasião, foram abordados temas de interesse à comunidade e referentes à defesa da mulher: a) violência familiar e a Lei Maria da Penha; b) estatísticas de agressão contra a mulher e o feminicídio no Brasil; c) rede de apoio e tratamento à mulher agredida; d) o papel dos órgãos estatais para repressão à violência familiar de gênero, medidas protetivas e procedimento legal.

Após a abertura da solenidade, o Delegado de Polícia Rodrigo Alencar Machado Camapum iniciou sua fala mencionando a importância da vítima procurar ajuda nos casos de violência doméstica contra a mulher. Mencionou também aspectos legais da Lei Maria da Penha e as medidas protetivas.

Logo depois, o Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki tratou da longa trajetória percorrida pelas mulheres para conquistar seus direitos e ocupar espaço de relevo na sociedade. Lembrou ainda de dados estatísticos sobre a violência familiar contra a mulher e, discutiu com a plateia aspectos sociais e jurídicos da Lei Maria da Penha e o procedimento legal adotado por ela.

Por fim, naquela ocasião, foram distribuídos materiais da campanha promovida pelo Ministério Público Estadual para coibir a violência familiar contra a mulher, à Presidente do Conselho Municipal da Mulher, à Vereadora Tereza de Jesus S. Sousa, ao Comandante da Polícia Militar e ao Delegado de Polícia.

Foto: Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki e demais autoridades municipais.