A Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Jurídica Mara Cristiane Crisóstomo Bravo representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na posse do Presidente e do Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul na solenidade que aconteceu na quarta-feira (1º). Os Desembargadores Paschoal Carmello Leandro, na Presidência, e Julizar Barbosa Trindade, na Vice-Presidência, concluirão a administração do biênio 2013/2014. A Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges permanecerá no comando da Corregedoria-Geral de Justiça.

A mudança se justifica em razão da aposentadoria do Desembargador Joenildo de Sousa Chaves, que completa 70 anos nesta quinta-feira (2/10). Assim, a composição administrativa responderá pelos rumos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul até o dia 31 de janeiro de 2015.

Em seu discurso, a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Jurídica Mara Cristiane Crisóstomo Bravo destacou a importância da parceria entre o Ministério Público Estadual e o TJMS. “É necessário, portanto, registrar o reconhecimento e agradecimento do Ministério Público Estadual pela relação de apoio e parceria proporcionada pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul voltada ao fortalecimento das vias de comunicação com a Procuradoria-Geral de Justiça e a consolidação do uso de ferramentas para a integração dos sistemas de processo eletrônico entre ambas Instituições, tornando viável uma justiça célere e eficiente. (…)”.

A Procuradora-Geral Adjunta destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo Desembargador Joenildo de Sousa Chaves a frente do TJMS. “Coincide este momento com o exaurimento do mandato do Desembargador Joenildo de Sousa Chaves, que revelou notável capacidade administrativa e mais que um ser humano visionário, trouxe o futuro tecnológico para a realidade da Justiça Sul-Mato-Grossense. (...)”.  Ao novo Presidente do TJMS, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo desejou uma trajetória coroada de infinitas realizações.

Empossado na Vice-Presidência, o Desembargador Julizar fez um discurso diferente. Em vez de falar sobre o Poder Judiciário e das dificuldades que lhe são próprias e impostas, ele falou da infância, dos tempos de estudante, dos familiares e de Deus. ”Volto a agradecer ao Senhor por este momento e pedir que continue me protegendo na nova função, já antevendo que será espinhosa, porém, com esmero, dedicação e sobretudo com honestidade haverei de vencer. Agradeço também aos ilustres pares pela confiança em mim depositada”.

O último a discursar foi o Desembargador Paschoal Carmello Leandro, empossado Presidente do TJMS. “É indubitável a responsabilidade proveniente da assunção ao cargo de Presidente do TJMS. A plena consciência das responsabilidades do cargo constitui, sem sombra de dúvida, um dos elementos norteadores do administrador. Somente o compromisso responsável possibilita a definição dos objetivos que o levarão aos resultados almejados pela classe que representa no meio social”.

Ao Desembargador Joenildo, o presidente registrou sua admiração e respeito. “V. Excelência exerceu brilhantemente sua carreira de magistrado, com importante participação na história do Poder Judiciário de MS. Sua postura tranquila, serena e aglutinadora manteve unida a classe de magistrados e elevou o nome desta Corte, colocando-a em posição de destaque nacional”.

Houve ainda a participação do Coral do Tribunal de Justiça e a entrega de placas ao Des. Joenildo pela AMAMSUL e pelo TJMS.

Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br