O Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, indicou os Promotores de Justiça de Campo Grande, Helen Neves Dutra da Silva e Fernando Jorge Manvailer Esgaib, para, na qualidade de titular e suplente, respectivamente, comporem o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta e revogou Portaria que havia indicado as Promotoras de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e Helen Neves Dutra da Silva para representarem o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul nesse órgão.

O Fórum discute, formula e implementa políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres que vivem no campo e na floresta. Essa tarefa demanda a mobilização de esforços do Estado, representado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e os Ministérios parceiros, em conjunto com instituições e movimentos de mulheres rurais.

Composto por representantes do Governo e da sociedade civil, o Fórum promove a ação conjunta no combate à violência contra as mulheres, à luz das diretrizes nacionais, levando em consideração as especificidades locais e regionais. Suas principais funções são: acompanhar e viabilizar a implementação das Diretrizes para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta; e planejar, articular e monitorar as ações das Unidades Móveis para o Atendimento às Mulheres do Campo e da Floresta Vítimas de Violência.