O Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior fez a sua despedida do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul ao participar, pela última vez, como Membro do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul durante a Reunião Ordinária de quinta-feira (18/09).

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, destacou, mais uma vez, como fez na terça-feira (16/09), durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, as qualidades do Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior que participou naquele dia, também pela última vez da Reunião Ordinária do Conselho, pois se aposenta por tempo de contribuição nesta sexta-feira (19/09).

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, o Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior deixou uma promissora carreira de fiscal de rendas no Estado para ingressar no Ministério Público Estadual onde permaneceu por mais de 30 anos. Disse que o Procurador de Justiça é referência de moralidade, intelectualidade e serenidade, bom pai, excepcional colega, tribuno competente e que deixará uma lacuna muito grande no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao falar aos membros do Colégio, o Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior não conseguiu evitar que as emoções tomassem conta dele. Afirmou que o Ministério Público do Estado de amanhã é de esperança e lembrou-se de localidades por onde passou ainda como Promotor de Justiça, destacando a convivência que teve com o magistrado Francisco Gerardo na cidade de Porto Murtinho.

Segundo ele, foi uma condição de vida escolher o Ministério Público do Estado para viver, trabalhar e conquistar amigos. Lembrou que o amanhã será melhor, mas, com bastante tristeza lamentou que em breve, “em 10 anos, todas as drogas estarão livres em meu País”.

Guilherme Ferreira Dutra Junior disse que vai para casa com a certeza do dever cumprido. Agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes o apoio que sempre teve durante o desempenho de suas funções, mas, “deixo para minha família o meu primeiro agradecimento pelo apoio e compreensão e ao Grande Arquiteto do Universo (que é Deus), a graça de minha vida”.

Homenagens

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes entregou na oportunidade, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, uma placa homenageando o Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior, nos seguintes termos: “O Colégio de Procuradores de Justiça reconhece os mais de trinta anos de relevantes serviços prestados ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. A nossa Instituição será sempre grata pelo trabalho desempenhado por Vossa Excelência, o qual ficará marcado na história deste Estado, em razão da sinceridade, amizade e comprometimento no desempenho de suas atividades”.

Ainda durante a reunião do Colégio de Procuradores de Justiça, o Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), também prestou uma homenagem ao Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior em nome dos Promotores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.