O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos participou nesta quarta-feira (24/09), no Parque Jacques da Luz (Moreninha II), a partir das 9h, de evento alusivo à ação em prol à Semana Nacional de Trânsito e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Durante o evento, a Promotoria de Justiça levou “Orientações e Conscientização sobre Acessibilidade”.

Durante a manhã, o evento contou com órgãos do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul (CONSEP/MS) que participam da ação denominada “CONSEP/MS vai aos Bairros – Reunião Comunitária”. Estavam presentes no Parque Jacques da Luz: representantes da 67º Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAN), a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), a Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida/MS (SPA), a Agência Nacional de Habitação de Campo Grande (EMHA), a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), a Secretaria de Educação do Estado e a Secretaria de Educação do Município.

Foram divulgadas informações referentes às atribuições da Promotoria de Justiça na defesa dos direitos e garantias das pessoas com deficiência, dando continuidade às ações do lançamento da Campanha “Essa Vaga é Muito Especial”, que aconteceu no dia 11 de setembro durante evento realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS).

Na Campanha “Essa Vaga é Muito Especial”, estão sendo tratadas de políticas de acessibilidade no que concernem à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às Pessoas Com Deficiências (PCD) e Idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e de transporte público, assentos e demais adequações necessárias para o transporte seguro. 

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) promove desde o dia 18 até quinta-feira (25/09), inúmeras atividades educativas e sociais na Capital. Dentro da programação, estão ações que visam à reflexão acerca do quadro de violência no trânsito, motivando a mudança de comportamento, como meio para a transformação do trânsito num espaço de cidadania.

Dentro da programação da AGETRAN estão sendo realizadas abordagens educativas; palestras; peça teatral; blitz; vídeo palestra; sorteio; doação de sangue; Clube do Setinha nas escolas e na Câmara Municipal de Campo Grande, entre outras atividades. As abordagens educativas serão realizadas em vários pontos da cidade, onde a equipe de educação para o trânsito da AGETRAN alertará os condutores acerca da importância do respeito às normas de trânsito, visando garantir não só a mobilidade urbana sustentável, mas a segurança de todos.

Para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro (a data foi escolhida em face da proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições), foi programada a ação denominada “CONSEP/MS vai aos Bairros – Reunião Comunitária”, onde foram organizadas ações de orientações, encaminhamentos e lazer para os usuários do Parque, seus familiares e moradores da região.