A cidade de Maceió/AL vai sediar de 24 a 26 de setembro o V Encontro Nacional de Memoriais dos Ministérios Públicos, oportunidade em que o Conselheiro Antônio Duarte, do Conselho Nacional do Ministério Público pretende propor a criação, no âmbito do CNMP, de uma comissão temporária de memória institucional, com a finalidade de balizar normas acerca da relevante temática.

De acordo com o Conselheiro do CNMP, a preservação da memória institucional é essencial para o fortalecimento das bases da Instituição e forma de planejar o futuro de maneira consciente, visto que como nos alerta Vladimir Jankelevich: “aquele que foi já não pode mais não ter sido: doravante, esse fato misterioso, profundamente obscuro de ter sido é o seu viático para a eternidade”.

O Conselheiro Antônio Duarte quer a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul no evento para internalizar a ideia objeto da discussão do referido conclave nacional.

A abertura do evento acontece no dia 24 de setembro às 20h, pelo Procurador-Geral  do Ministério Público do Estado de Alagoas, Sérgio Jucá, após visita ao Memorial Desembargador Hélio Cabral do MP/AL. Em seguida, haverá palestra proferida pelo Presidente do IBRAM, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos sobre “A Importância da Preservação da Memória Brasileira”.