O Conselho Estadual Antidrogas (CEAD/MS) promove nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/08), o 1º Seminário Estadual sobre a Rede de Atendimento: Álcool e outras Drogas – IV Encontro de Conselhos Municipais Antidrogas, II Encontro de Comunidades Terapêuticas e Encontro de Presidentes e Gestores Nacionais.

O evento acontece no Círculo Militar de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, 107. O Conselho é presidido pelo Promotor de Justiça de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche. O seminário contará com palestrantes de Mato Grosso do Sul e de outros Estados.

Nesse Seminário, estarão em foco questões levantadas na XV Semana Nacional Antidrogas com o objetivo de aprofundar a busca de soluções para a complexa e atual situação do atendimento à população usuária de álcool e outras drogas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Tem ainda como objetivos, promover capacitação nas áreas técnico-científica e organizacional, além da integração dos Conselhos Municipais e Comunidades Terapêuticas e, outros segmentos afins com o objetivo de ampliar o processo de discussões e trocas de experiências sobre os modelos terapêuticos disponibilizados e as formas de interação direta com as sociedades locais visando estimular ações preventivas e curativas e de reinserção social desenvolvidas pelos municípios com vistas nas peculiaridades da região, no âmbito do trabalho, família, e comunidade.

Como objetivos específicos, o seminário visa promover a integração e capacitação; fomentar discussões e reflexões; propiciar troca de experiências; entender o consumo de drogas a partir do contexto social, econômico, político e cultural; estimular e propiciar subsídios às comunidades terapêuticas para gestões com capacidade proativas e a criação de projetos que facilitem a captação de recursos materiais e humano e estimular e subsidiar os Conselhos Municipais na elaboração de ações e programas preventivos na comunidade ao uso indevido de drogas.

Tem ainda como objetivos específicos pontuar e estimular o compromisso das redes de atendimento articuladas em torno do tema e participação dos órgãos e entidades do poder público e da sociedade civil na efetivação da Política Pública Estadual sobre Drogas, com base na responsabilidade social compartilhada.