O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul através dos Promotores de Justiça de Amambai, Etéocles Brito Júnior e Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, realizou na terça-feira (08/07), às 10h, reunião de trabalho com membros da área de segurança pública de Coronel Sapucaia e do país vizinho, o Paraguai. O encontro aconteceu na sede da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, cidade vizinha a Amambai.

 O objetivo da reunião foi estreitar o relacionamento e a troca de informações para o melhor enfrentamento da criminalidade nas duas cidades fronteiriças, formas para diminuir a burocracia no intercambio de solicitações, explicação de como funciona a extraterritorialidade da Lei Penal Brasileira (artigo 7º do Código Penal), ações concretas para capturas de foragidos da justiça, assim como, discutiu-se problemas referentes às dificuldades enfrentadas pelas duas polícias e as melhores formas de contorná-los ou ao menos minorá-los em prol da coletividade.

Participaram da reunião o fiscal (cargo equivalente ao Promotor de Justiça) Leonardo Caceres e o suboficial Victor Martinez, suboficial da Comissaria de Polícia Nacional Paraguaia, ambos com atuação na cidade de Capitan Bado-PY. Do lado brasileiro estavam presentes: o Delegado de Polícia Civil Leandro Azevedo, designado para Coronel Sapucaia e Tenente Santos, Subcomandante da 3ª CIPM.

Na oportunidade, os Promotores de Justiça de Amambai agradeceram o apoio dado pela polícia nacional paraguaia para a captura, e posterior condenação de alguns perigosos pistoleiros da região de fronteira e se comprometeram a dar continuidade de forma periódica na interação entre as autoridades dos dois países.