O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, através da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito realizou uma Audiência Pública para debater as questões ambientais do Município. O evento, que foi realizado no auditório da UFMS/ Campus de Bonito e contou com a participação de 221 pessoas, teve a participação da Câmara Municipal de Bonito e Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Na oportunidade o Promotor de Justiça Luciano Loubet, da Promotoria de Justiça de Bonito, elencou alguns problemas identificados por técnicos em seminários e reuniões que antecederam a audiência, sendo apontado: o turvamento prolongado dos corpos d’água do Município, principalmente do Rio Formoso; desmatamentos clandestinos de áreas de proteção permanente; expansão da agricultura em áreas de sensibilidade ecológica; poluição dos rios por resíduos sólidos, entre outros.

A audiência foi pautada em sete grandes eixos, elencados pelos conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) durante reuniões mensais: Ordenamento da paisagem urbana e rural; Áreas de Proteção Permanente – APP’s; Conservação do Solo; Uso e qualidade da água; Resíduos sólidos; Criação e implantação de Unidades de Conservação; e, Arborização urbana.

Durante esse encontro em Bonito, Município mundialmente conhecido pelas suas belezas naturais, foram discutidos outros temas que serviram como norteadores dos problemas mais agravantes diagnosticados atualmente pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o biólogo Fabricio de Souza Maria, Secretário de Meio Ambiente do Município, a audiência atendeu as expectativas, pois, a proposta do evento visava exatamente possibilitar a participação da comunidade na identificação e tomadas de decisão quanto aos problemas ambientais de Bonito.

“A comunidade bonitense precisa ser parceira dos órgãos públicos e contribuir com sugestões que visem à conservação de nossos recursos naturais; compreender que todos são responsáveis pela busca de soluções dos problemas da cidade e que é necessário dialogar com o Poder Público. Uma Prefeitura sozinha não consegue resolver todos os problemas, precisa da participação de todos”, afirma o secretário.

Ainda participaram da audiência, o Prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito; a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori; o Presidente da Câmara Municipal de Bonito, Pedro Aparecido Rosário; vereadores, além de representantes de associações, sindicatos, ONG’s, institutos e empresários.