Comemora-se neste 30 de julho (quarta-feira) o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas instituído no dia 14 de novembro de 2013 durante Assembleia Geral da ONU. Essa é a data em que foi aprovado o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas adotado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em julho de 2010. Os Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e os Estados que aderiram à Campanha Coração Azul realizam, nesta data, ações de grande visibilidade para o alerta contra o tráfico de pessoas em diversos países.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participa desse trabalho de alerta contra o tráfico de pessoas por meio das 67ª e 52ª Promotorias de Justiça de Campo Grande que integram o Conselho Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP/MS).

O CETRAP/MS atua desde 2002 com o objetivo de coibir o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. Suas primeiras atividades foram estudos de caso e organização da legislação existente sobre o tema. O Comitê atuou também na mobilização pela ratificação do Protocolo de Palermo, que é um instrumento legal internacional relativo ao tráfico de pessoas. A partir daí, o CETRAP realizou vários eventos para sensibilização da sociedade e o mapeamento da rede de atendimento às vítimas desse tipo de exploração.

Atualmente é composto por 24 entidades, públicas e privadas, e orienta suas atividades de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na defesa dos direitos humanos.