O Procurador-Geral de Justiça em exercício e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, em exercício, João Albino Cardoso Filho deu posse ao Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado, Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti. O ato aconteceu durante Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça na segunda-feira (14/07), às 9h.

O Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti foi reconduzido ao cargo durante eleição realizada em 11 de junho de 2014 deste ano juntamente com o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, como Corregedor-Geral Substituto, para mais dois anos de trabalhos na Corregedoria-Geral do MPMS.

O Corregedor-Geral Mauri Valentim Riciotti abordou durante o seu discurso de posse, entre outros assuntos, as metas que pretende cumprir durante os próximos dois anos. Segundo ele, vai continuar suas ações “visando diminuir o impacto no número de procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça, orientando-as a, antes de tudo, verificarem a eficiência dos órgãos da administração pública detentores de poder de polícia administrativa ou responsáveis por políticas públicas, para que cumpram suas atribuições, responsabilizando os dirigentes pelas recorrentes omissões”.

Disse ainda que vai “priorizar o modelo das correições e inspeções, além de estabelecer critérios mais eficientes de aferição do trabalho dos Promotores de Justiça Substitutos”, além de “dar continuidade, como coordenador, no desenvolvimento do Projeto ‘Fomento aos controles internos nos Municípios’, que já vem apresentando resultados altamente satisfatórios, posto que muitas Prefeituras Municipais já instituíram seus sistemas de controle, combatendo internamente as fraudes, erros e desperdícios, melhorando a gestação pública, tornando-a, ainda, mais transparente”.

O Procurador de Justiça Belmires Soles Ribeiro saudou o empossado em nome do Colégio de Procuradores, destacando que “a escolha de Vossa Excelência, Dr. Mauri Valentim Riciotti, através de um pleito democrático para a recondução do espinhoso cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público, nos traz a certeza de que a luta pela eficiência e a retidão dos Membros do Ministério Público irá continuar de forma persistente, no nosso diapesão que marcou a sua primeira gestão frente dessa Corregedoria-Geral, granjeando-lhe a moção de confiança para um novo mandato”.

O Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, prestigiou a posse de recondução ao cargo do Corregedor-Geral do MPMS Mauri Valentim Riciotti, desejando a ele sucesso no prosseguimento de seu trabalho.