Várias personalidades e setores sociais de Mato Grosso do Sul receberam na noite de segunda-feira (05/05), como destaque, o “Troféu Apolo Amigos da Causa”, da Rede Apolo/Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul. O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, acompanhado com a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, da 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, recebeu o troféu na Categoria Ministério Público.

A entrega da homenagem aconteceu a partir das 20h no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de MS), na Rua Antonio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Esse troféu é entregue para personalidades de segmentos e setores sociais, dentre autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, jornalistas, comunicadores, educadores, juristas, ativistas, escritores, religiosos e mídias.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu o troféu pela criação da 67ª Promotoria de Justiça, que tem como objetivo a promoção da igualdade e do respeito à diversidade, instaurando procedimentos administrativos, preparatórios, inquéritos civis e ajuizando ação civil pública para apurar e combater as práticas de racismo, homofobia e todas as demais formas de discriminação e preconceito.

A Rede Apolo também homenageou com o troféu o Governador André Puccinelli, o Deputado Estadual Junior Mochi, os vereadores Paulo Pedra e Luiza Ribeiro, a Desembargadora Tânia Garcia Freitas Borges, o presidente da OAB/MS Julio Cesar Souza Rodrigues, Américo Calheiros (gestor público cultural), Professora Doutora Constantina Xavier Filha (UFMS), Leonardo Bastos (gestor público), Reverendo Carlos Galvani, os jornalistas Victor Luiz Barone e Tatá Marques, Cris Stefanny e Carlos Gabriel Freitas.

A entrega do troféu está dentro da programação da “Iª Semana Apolo da Diversidade Cultural LGBT”, que prossegue até o dia 08 (quinta-feira) e que tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Segundo o Diretor-Presidente da Rede Apolo/Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul, David Andrade, “tal homenagem tem como objetivo, além de enaltecer os realizadores, apoiadores e suas ações, provocar reflexões e estímulos positivos na sociedade sul-mato-grossense quanto à temática diversidade sexual, que ainda é, infelizmente, motivo de discriminação, preconceitos e violações de direitos humanos e civis”.

A Rede Apolo/Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul é uma associação civil autônoma, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Campo Grande, que tem como objetivos, mediante projetos e ações sociais, culturais e políticas, defender e promover amplamente os Direitos Humanos e, estritamente os Direitos Humanos LGBT, combatendo toda e qualquer forma de discriminação por raça, etnia, sexo, nacionalidade, classe social, convicção ou ideologia política, orientação sexual, identidade de gênero ou religiosa.

Na foto, Flávio Ricardo Souza entrega o troféu ao Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes.