Sob os olhares de um plenário repleto de autoridades, amigos e parentes, o juiz Marcelo Câmara Rasslan tomou posse na tarde desta quarta-feira (30) no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia teve a apresentação da soprano Clarice Maciel de Sousa Chaves e do Coral do TJMS, que foi regido pelo maestro Nillo Cunha e especialmente pelo maestro convidado Manuel Câmara Rasslan, irmão do novo desembargador.

Para prestar seu compromisso legal como desembargador, Marcelo Câmara Rasslan foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Claudionor Miguel Abss Duarte e Eduardo Machado Rocha, o mais antigo e o mais novo membros do Tribunal, respectivamente.

Após a leitura do termo de posse, o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Joenildo de Sousa Chaves, convidou a neta do empossando, Angelita Rasslan, esposa, pai e filha do empossando para entregarem a toga ao mais novo membro do TJMS.

Em nome dos magistrados de Mato Grosso do Sul, o presidente da Amamsul, juiz Wilson Leite Corrêa, saudou o novo desembargador: “Caro colega Marcelo Câmara Rasslan, os magistrados deste Estado desejam sucesso e felicidade nessa nova etapa de sua carreira. Que Deus, o criador de todas as coisas, continue iluminando suas decisões e seus passos. Mantenha suas convicções; não se olvide da simplicidade, da lealdade e da correção que sempre nortearam sua vida; siga aquilo que Confúcio ensinou em tempos remotos: ''A humildade é a única base sólida de todas as virtudes''”.

Em nome dos advogados sul-mato-grossenses, o presidente da OAB/MS, Júlio Cézar Souza Rodrigues, ressaltou a reputação ilibada do novo magistrado de 2º grau. “Vossa Excelência ascende a mais um alto patamar em sua vida por conta do mérito que carrega, da capacidade que desenvolveu em sua trajetória profissional e, sobretudo, pela intrínseca qualidade que distingue a grandeza de um magistrado”.

Pelo Ministério Público, o procurador-geral de justiça, Humberto de Matos Brittes, cumprimentou o desembargador pelo caminho trilhado e citou Nélson Hungria Hoffbauer, um dois mais importantes penalistas brasileiros. “A teoria do direito é aprendida nos livros, mas o senso de justiça é virtude inconcebível sem o bom-senso, sem a normal intuição que permite atinar, no exame dos casos concretos ou no deslinde das controvérsias, onde está ou com quem está o direito”.

A corregedora-geral do TJMS, Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, em nome do Tribunal de Justiça, deu as boas vindas ao novo colega, destacando qualidades do Des. Rasslan. “A personalidade vibrante, a disposição para o trabalho e a vasta experiência profissional de Vossa Excelência contribuirão com as decisões colegiadas deste Tribunal, a exemplo do que fizera seu ilustre antecessor”.

Em seu discurso, o Des. Marcelo Rasslan agradeceu a presença de todos os presentes e a toda sua família pelos exemplos de dignidade e retidão que teve em sua infância. O desembargador também lembrou toda sua trajetória no Judiciário sul-mato-grossense, iniciada 26 anos atrás, quando foi designado para atuar em Costa Rica. Nesse momento, agradeceu a acolhida do também desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, à época juiz diretor do foro para onde foi designado após sua posse na magistratura. Com gratidão, mencionou alguns dos servidores com quem trabalhou. “E registro, mais uma vez, que tudo que sou, por pouco que seja, é fruto da minha convivência com gente. Com gente da melhor qualidade...”.

A cerimônia de posse foi prestigiada por desembargadores aposentados, juízes, autoridades civis e militares, amigos e familiares.

Fonte: Assessoria de comunicação TJMS