O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará, nos dias 8 e 9 de maio, no Hotel Jangadeiro, em Recife (PE), o Encontro Nacional: Atuação do MP brasileiro no enfrentamento ao racismo. O evento conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) e tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da atuação do MP na temática, por meio da discussão das estratégias e iniciativas que compõem o Projeto Conhecer para Enfrentar.

O projeto, que integra a Ação Nacional de Defesa dos Direitos Fundamentais, pretende fomentar a máxima eficácia da atuação do MP brasileiro na defesa da igualdade racial por meio do fortalecimento da interação com os movimentos sociais e da formação e qualificação de seus membros e servidores.

O evento contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros; do presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Santos Almeida; do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; dos conselheiros do CNMP Cláudio Portela e Jarbas Soares Júnior; e da coordenadora do GT Racismo, procuradora de Justiça Maria Bernadete Figueiredo.

Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais

Iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos fundamentais, a Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais tem, como objetivos, fortalecer a unidade nacional do MP na defesa dos Direitos Fundamentais e contribuir para a concretização dos resultados institucionais e o retorno para a sociedade afirmados pela Ação Nacional do Ministério Público – 2011/2015.

Fonte: CNMP