Promotores de Justiça que atuam na área criminal em várias Promotorias de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul participaram nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/04) do “Curso de Técnicas de Investigação” realizado no auditório “Nereu Aristides Marques”, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes. O curso, que contou com a participação de palestrantes de vários Estados, teve por objetivo o aprimoramento e o aperfeiçoamento profissional no âmbito Ministerial.

O encerramento do curso foi feito pelo Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, que falou da importância desse evento para os Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente para os Promotores de Justiça Substitutos que foram empossados em dezembro passado, além de reciclagem para os mais antigos.

Promovido pela Escola do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com o CAOCRIM (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e com apoio do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) o curso tratou de assuntos como lavagem de dinheiro, corrupção, interceptação telefônica, telemática e ambiental, além de investigação de organizações criminais e estudos de caso.

Na sexta-feira pela manhã a palestra foi ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Fabio Galindo Silvestre, que abordou o tema “Estratégias da Investigação Criminal e Técnicas Operacionais”.  

À tarde, a programação seguiu com a palestra do Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Roberto Bodini com o tema “Gestão de Casos: Experiências de Sucesso: Investigação da Máfia dos Fiscais de São Paulo”. Na sequência, os Promotores de Justiça do GAECO do Ministério Público de Goiás, Denis Augusto Bimbati Marques e Walter Tiyozo Linzmayer Otsuka abordaram o tema “Gestão de Casos: Experiências de Sucesso: Investigação e Operação do GAECO/GO”.