Teve início nesta quinta-feira (10/04) o “Curso de Técnicas de Investigação” promovido pelo CAOCRIM (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais), Conselho Nacional do Ministério Público por meio da Escola do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), com apoio do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional). O curso que termina nesta sexta-feira (11/04) acontece na Procuradoria-Geral de Justiça.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Corregedor-Geral do Ministério Público Mauri Valentim Riciotti, Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, Coordenador dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rondônia Héverton Alves de Aguiar, Presidente do Grupo Nacional de Combate as Organizações Criminosas, Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte Patrícia Antunes Martins, Coordenadora da Escola Nacional do GNCOC e pelo Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).

A capacitação traz a Mato Grosso do Sul autoridades em investigações criminais e contempla, nos dois dias de curso, assuntos como lavagem de dinheiro, corrupção, interceptação telefônica, telemática e ambiental, além de investigação de organizações criminais e estudos de caso. O curso é voltado para Promotores de Justiça que atuam na área criminal e tem por objetivo o aprimoramento e o aperfeiçoamento profissional no âmbito ministerial.

A palestra inicial foi realizada pelo Promotor de Justiça e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do Ministério Público de Goiás, Rodney da Silva que abordou o tema: Técnicas de Interrogatório e Entrevista.

Na sequência, a Promotora de Justiça do GAECO/MS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Emy Louise Souza de A. Albertini coordenou os debates.

À tarde, a programação terá continuidade com a palestra da Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte Patrícia Antunes Martins, Coordenadora do GAECO vai abordar o tema “Planejamento Operacional”.