O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lança nesta sexta-feira (14/3), dentro da programação do Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março, a Campanha 2014 do MPMS “Quebre o Silêncio” para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento está sendo realizado em parceria com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), órgão do Ministério da Justiça.

O evento contará com a participação de Aline Yamamoto, Coordenadora Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Ela é advogada, especialista em Criminologia e Execução Penal pela Universidade Autônoma de Barcelona e em Direitos Humanos e Mulheres pela Universidade do Chile.

Este é o terceiro evento deste gênero realizado pelo Ministério Público do Estado. A primeira campanha realizada foi denominada “Vire a página” e depois “Campanha Noiva” em 2013.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, essa campanha “Quebre o Silêncio”, tem por objetivo conscientizar a sociedade, não só a mulher em situação de violência, mas toda a sociedade da necessidade de tirar o tema da violência doméstica da esfera privada, de dentro da casa da pessoa que sofre a violência e discutir esse tema, seja no poder público, seja na iniciativa privada, mas que todos possam ser solidários em quebrar esse silêncio. O evento é aberto à sociedade.

A abertura do evento acontece às 8h no Auditório Nereu Aristides Marques, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes. Logo em seguida será feito o lançamento da campanha, que tem como responsável o Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MPMS (Nevid).

Das 8h45min às 9h45min haverá a palestra “A visão do Parlamento sobre a Lei Maria da Penha e temática de gênero” a ser proferida pelo Deputado Federal Fábio Trad (PMDB). A seguir serão realizados debates tendo como mediadores a Promotora de Justiça Helen Neves Dutra da Silva e o Promotor de Justiça Renzo Siufi.

O tema “Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” será abordado, das 10h30min às 11h30min, por Aline Yamamoto, Coordenadora Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Seguem-se debates tendo como mediadores a Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e o Promotor de Justiça Fernando Jorge Manvailer Esgaib. O encerramento do evento está previsto para as 12h.

Quick Tv MPE #2 Campanha "Quebre o Silêncio"