Até sexta-feira (14 de março), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sedia a I Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). No evento estão sendo discutidas estratégias de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos dos cidadãos em âmbito nacional. Participam do evento Procuradores e Promotores de Justiça de todo o País, além de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A solenidade de abertura aconteceu na quarta-feira (12/3), às 14h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC. A reunião foi aberta pelo Procurador-Geral de Justiça de Sergipe e Presidente do GNDH, Orlando Rochadel Moreira, e contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça do MPSC e Vice-Presidente do Grupo, Lio Marcos Marin, e do Secretário-Executivo Eduardo Barreto d'Ávila Fontes, Promotor de Justiça do Estado de Sergipe. Na abertura, estiveram presentes os membros do MPMS designados para o evento.

As sete Comissões Permanentes que compõem o GNDH estão debatendo assuntos sobre as diversas áreas ligadas aos direitos humanos. As discussões têm como ênfase os "direitos humanos com enfoque nas manifestações populares", tema escolhido para ser trabalhado com prioridade pelo GNDH no primeiro semestre de 2014. Através das reuniões, serão aprovadas propostas de trabalho que, após homologadas pelo CNPG, serão adotadas nos Ministérios Públicos do país.

Do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul estão participando do evento o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, representando o Procurador-Geral de Justiça em exercício Paulo Alberto de Oliveira, o Promotor de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche e as Promotoras de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Andréia Cristina Peres da Silva e Cristiane Amaral Cavalcante.

Com informações do Ministério Público de Santa Catarina.