A Comissão Eleitoral presidida pela Procuradora de Justiça Irone Alves Ribeiro Barbosa, divulgou às 17h55min de sexta-feira (28/3) o resultado da eleição para a composição da lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2014/2016, que será nomeado pelo Governador do Estado.

O Procurador de Justiça Humberto de Matos Brittes obteve 160 votos e a Procuradora de Justiça Irma Vieira de Santana e Anzoategui obteve 63 votos. A lista tríplice será encaminhada na próxima semana ao Governador do Estado com apenas dois nomes.

Esta foi a primeira vez na história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que somente dois candidatos disputaram a formação da lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça.

A eleição transcorreu em clima de tranquilidade e os candidatos, desde as 9h da manhã, recepcionaram os Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça da Capital e Interior do Estado.

Compareceram ao pleito 198 Procuradores e Promotores de Justiça, sendo 29 Procuradores de Justiça e 169 Promotores de Justiça. Trinta eleitores votaram nos dois candidatos. Humberto de Matos Brittes recebeu 130 votos individuais, que somados aos outros 30, atingiu 160 votos. Irma Vieira de Santana e Anzoategui recebeu individualmente 33 votos, que somados aos outros 30, ficou com 63 votos. Três votos foram em branco e dois nulos.

A votação foi encerrada às 17h na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, situada na Rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, nº 214, Jardim Veraneio, Campo Grande-MS. A Comissão Eleitoral conduziu a apuração da votação no Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, proclamando o resultado às 18h após os candidatos anunciarem que não pretendiam entrar com recurso.

A Comissão Eleitoral é composta pela Procuradora de Justiça Irone Alves Ribeiro Barbosa, como Presidente; Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior, como Secretário; e o Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi, como membro.

O processo eleitoral de formação da lista tríplice, desde a inscrição dos candidatos até a apuração dos sufrágios e proclamação do resultado da votação, foi conduzido por essa Comissão Eleitoral composta pelos membros mais antigos do Colégio de Procuradores de Justiça e presidida pelo mais antigo no cargo.