O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio dos Promotores de Justiça da Comarca de Amambai/MS realizou na noite de segunda-feira (24), às 19h35min, uma Audiência Pública com o Tema: “A estrutura operacional das unidades de segurança pública de Amambai e Coronel Sapucaia”.

Estiveram presentes o Promotor de Justiça Eteocles Brito Mendonça Dias Junior e o Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’anna Pinheiro, Promotores da comarca, a Promotora de Justiça e Coordenadora do NUCRIM, Cristiane Amaral Cavalcante, representando o Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, além das seguintes  autoridades: Coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, Diretor do Departamento de Operações de Fronteira; Cesar de Souza Lima, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de Amambai; Odil Cleris Toledo Puques, Secretário Municipal de Administração, representando a Prefeitura Municipal de Amambai; Robertino Dias,  Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Amambai; Carlos Magno Fernandes, vereador de Coronel Sapucaia representando a Câmara de Vereadores de Coronel Sapucaia; Major Augusto Machado representando o Ten. Cel. Heron Salomão Cardoso Angelim, Comandante do 17º RCMEC; Marcius Geraldo Cordeiro, Delegado da Polícia Civil; Major Josafá Pereira Dominoni, Comandante da Polícia Militar e Lídio Lopes deputado estadual.

A audiência teve como objetivo consolidar a união de esforços entre Ministério Público, autoridades locais e sociedade civil organizada em buscar medidas concretas para fazer frente ao aumento da criminalidade e à deficiência das estruturas operacionais dos órgãos de segurança pública das cidades de Amambai e Coronel Sapucaia.

O evento contou com a presença da comunidade e permaneceu com o auditório lotado até às 23h. Para o Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’anna Pinheiro isso demonstra o interesse da população em participar das discussões que envolvem a organização dos municípios de Amambai e Coronel Sapucaia. “Para o Ministério Público Estadual a participação maciça dos cidadãos foi muito gratificante”, destacou.

O Promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, ao pronunciar-se sustentou que as causas da criminalidade devem ser atacadas em suas raízes, exigindo-se do Poder Público, a concretização de políticas públicas específicas para isso, tendo o Ministério Público relevante papel neste desafio, posto se tratar do guardião da sociedade e do próprio direito.

Em sua fala, o Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’anna Pinheiro, estabeleceu como objetivos de enfrentamento ao crime organizado: a necessidade de firmar unicidade de propósitos, estabelecendo uma rede estreita de vínculos e compromissos; a interação entre os órgãos, sendo o diálogo com as instituições de segurança pública no sentido de juntos, buscar soluções capazes de mudar a realidade; bem como o aumento da rede de comunicação formal, seja através de relatórios, circulares e reuniões, sempre com diálogo permanente.

Ao final do evento foram encaminhadas dezenas de perguntas pelos presentes que foram respondidas pelos representantes dos órgãos e as providências cabíveis estão sendo adotadas pelos Membros do MPMS da Comarca.

A ata da audiência pública ficará disponível na Promotoria de Justiça.