Em acordo realizado dia 20 de fevereiro deste ano, em ação civil pública n. 0800960-09.2012, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito em face do Município daquela Cidade, foi firmado acordo para a implantação de um sistema de atendimento de emergência que atenda a população.

A ação foi ajuizada com base em Inquérito Civil em que se apurou, dentre outros assuntos, que não havia um sistema de emergência ágil e eficiente para atender acidentes, uma vez que houve morte de uma adolescente que necessitou ser socorrida pela Polícia Militar em razão de falta de ambulância no dia da ocorrência.

Outro exemplo da falha do sistema anterior é apontado pelo Promotor de Justiça, Luciano Furtado Loubet: “Em fins de semana, o motorista da ambulância ficada em sistema de sobreaviso, em sua casa, sendo que, quando uma pessoa necessitava ser atendida, tinha que ligar para a Polícia Militar, que acionava a pessoa responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, que ligava para o Motorista que saía de sua residência para então ir atender a ocorrência. Isto poderia levar a perda de tempo precioso que não pode ocorrer em atendimentos deste tipo”, explica o Promotor.

Com o acordo, o Município disponibilizará uma ambulância em sistema de plantão, 24 horas, todos os dias da semana, que ficará no Hospital da Cidade, de imediato, além de, no prazo de 90 dias, disponibilizar uma linha telefônica para emergências.

Pelo Promotor de Justiça foi informado que o acordo não é o ideal – já que o ideal seria a instalação de um SAMU no Município, mas, em razão do pouco volume de atendimentos, tal solução é inviável no momento – mas pelo menos já ameniza o problema existente.

Além disto, informa que há uma ação civil pública em face do Estado, buscando a instalação de um quartel do Corpo de Bombeiros, uma vez que a Cidade recebe milhares de turistas por ano e não conta com uma estrutura eficaz para atendimento de emergências.