A Procuradoria-Geral de Justiça entregou aos Promotores de Justiça de Coxim uma caminhonete Ford Ranger, 4x4 a diesel para a realização de trabalhos de notificações, vistorias e perícias na área rural que em certas regiões é de difícil acesso, onde somente veículos desse porte podem adentrar sem problemas.

A entrega da viatura foi feita pelo Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini, Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul aos Promotores de Justiça Rodrigo Cintra Franco, Daniella Costa da Silva e Promotor de Justiça Substituto George Zarour Cezar, que atuam nas Promotorias daquela cidade.

Segundo o Promotor de Justiça Rodrigo Cintra Franco, as Promotorias de Justiça da Comarca de Coxim e demais Promotorias da região Norte do Estado, recebem o veículo Ford Ranger, 4x4 a diesel, para o aperfeiçoamento de suas funções, de modo que possibilitará o alcance às áreas de difícil acesso, atingindo um maior numero de pessoas a serem tuteladas pelo Ministério Público.

De acordo com o Promotor, o veículo “servirá, ainda, para melhoramento de notificações, intimações e requisições de pessoas que residem ou laborem em fazendas e/ou locais longínquos de difícil acesso, cujo alcance se da por estradas precárias da região”.

“Assim, com grande satisfação e alegria, que as Promotorias de Justiça da região Norte recebem o veículo, reconhecendo o trabalho e o esforço que a Procuradoria-Geral de Justiça e a Administração Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul vem desempenhando para o engrandecimento e fortalecimento dos órgãos de execução do interior do Estado”, explica o Promotor de Justiça.

Coxim

Coxim é conhecida por denominações populares como "Capital do Peixe" e "Terra do Pé-de-cedro" por causa da música do saudoso Zacarias Mourão, que enaltece o Pé-decedro. Situado na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri. É um centro econômico e turístico regional, sendo nacionalmente conhecida por abrigar diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras Salto e Palmeiras.

Com mais de quatrocentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping, a cidade possui um dos maiores complexos pesqueiros do centro-oeste do Brasil e um dos maiores pólos ecoturísticos do pantanal. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional. A gastronomia local também é uma atração à parte, toda a base de peixes e especiarias do Pantanal e cerrado.

No município de Coxim os tipos de solos são variados. Na porção compreendida pela depressão pantaneira, verifica-se a ocorrência de solos Hidromórficos diversos. Se localiza na região de influência de cerrados, encontrando-se ainda, pequenas manchas de campos limpos. Se apresenta nas suas diferentes fisionomias e em encraves com a Floresta Estacional. A pastagem plantada é expressiva na porção central do município. Pequenas áreas de cultura cíclica se integram à vegetação.

O Município de Coxim é um dos importantes produtores de soja de Mato Grosso do Sul. A pecuária também aparece como principal atividade econômica, com milhares de cabeças de gado destinadas ao abate ou à produção de leite.