Tecnologia

MPMS ativa nesta sexta-feira seu novo portal

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) apresenta nesta sexta-feira (24/01), o seu novo portal, mais moderno e com visual mais bonito que o atual.

 

Esse novo portal começou a ser desenvolvido no ano passado por determinação do Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, por entender que a tecnologia do portal até então em operação era muito antiga e não atendia as novas tecnologias móveis (smartphones e tablets), além da impossibilidade de oferecer conteúdo da informação rico em imagens e outros tipos mais modernos de mídia. O visual do portal que está sendo substituído nesta sexta-feira foi disponibilizado há 10 anos.

 

O novo portal pretende trazer o conceito de ser uma ponte principal entre o MPMS e a sociedade, contendo informação útil e de fácil localização, afirma o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes.

O novo portal foi elaborado pela Divisão de Desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por Frederick Werner C. Viacek e sua equipe, de acordo com as informações divulgadas pela Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) e Assessora Especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Este novo portal permite a inserção de conteúdo rico para a web, utilizando recursos mais atrativos de mídia e texto, afirma a Promotora de Justiça.

O Promotor de Justiça Paulo César Zeni, Assessor Especial do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, disse que o novo portal informa em tempo real através de um quadro denominado “Atividades Realizadas em 2014” toda a movimentação do Ministério Público do Estado através de suas Promotorias de Justiça da Capital e interior do Estado. Esse painel mostra o número de ações civis públicas ajuizadas, o número de audiências judiciais, as manifestações realizadas no ano e os termos de ajustamento de condutas firmados.

Segundo Frederick Werner C. Viacek, para o desenvolvimento do novo portal, foram analisadas todas as páginas atuais e refeita a organização da informação. Somente a análise e geração dos novos layouts levou 4 meses de trabalho. Segundo ele, sua implementação e construção foi desenvolvida de forma que possam sempre ser utilizadas as tecnologias mais atuais, permitindo também uma experiência melhor do usuário na utilização de dispositivos móveis.

 

O novo portal foi apresentado no dia 5 de dezembro aos membros do MPMS durante o III Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizado no Auditório Germano de Barros, no Palácio Popular da Cultura, no Parque dos Poderes.

Na foto a equipe técnica que desenvolveu o novo Portal do MPMS.